Paraíba

Bode na Rua deve atrair 40 mil pessoas

Começa na próxima sexta-feira, a VII edição do Bode na Rua. Serão três dias de festa com expofeiras, palestras, concurso […]

Começa na próxima sexta-feira, a VII edição do Bode na Rua. Serão três dias de festa com expofeiras, palestras, concurso leiteiro, leilões de animais, feira de artesanato, e shows. A expectativa é que mais de 40 mil pessoas visitem Gurjão durante o evento que já faz parte do calendário turístico do Estado, e é considerado um dos mais completos do Nordeste pela variedade e atrativos que oferece.

Para complementar a receita que vem mostrando resultados positivos há sete anos, a coordenação do evento programou shows de forró para animar o público. "Estamos oferecendo ao público, além do tradicional forró pé de serra, shows com bandas que se destacam em todo país", disse o prefeito de Gurjão José Carlos Vidal.

No primeiro dia da festa, na sexta-feira, às 22h00, a animação ficará por conta das bandas Saia Rodada e Afrodite. No sábado, os turistas vão dançar ao som de Magníficos, um dos maiores sucessos da atualidade, e Circuito de Luxo. O evento será encerrado com a participação de Brasas do Forró e Biografia.

Acreditando nesta receita, José Carlos vem anualmente promovendo o Bode na Rua. "A festa também tem o objetivo de dar oportunidades, realizar debates que produzam geração de tecnologias adequadas à exploração da caprionovinocultura, contribuindo para o desenvolvimento do semi-árido nordestino, por ser uma região que tem demonstrado expressivo potencial no setor", afirmou.

Dentro desse contexto, a Prefeitura vai realizar, pelo segundo ano consecutivo, o Leilão de animais, e com novidades. "Gurjão entrou para o ranking nacional, os pontos que os animais da raça Santa Inês obtiverem vão contar para uma escala que é acumulada nas principais expofeiras do Brasil", revelou o prefeito José Carlos Vidal. O julgamento acontece no sábado, a partir das 16h00.

Com isso, Gurjão se junta a cidades como: Petrópolis-RJ, Bauru-SP, Natal-RN, Salvador-BA e Aracajú-SE. Serão julgadas no II Leilão Bode na Rua, as raças Santa Inês, Doper, Anglo Lubiano e Bôer.

Na VII edição do Bode na Rua e a Expofeira de Caprinos e Ovinos, mais uma vez os produtores terão um espaço para adquirirem animais pelas linhas de crédito do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). "Para isso, contamos com a parceria do Banco do Nordeste, que vem ao município para fazer a análise das propostas e liberar os recursos. A expectativa é que mais de 100 projetos sejam aprovados, dando oportunidade aos pequenos produtores com acesso direto ao crédito em condições adequadas", informou o prefeito de Gurjão. Além dos negócios pelo Pronaf, a comercialização informal também registra grande movimentação durante o evento. "No ano passado tivemos cerca de R$ 280 mil em negociação de caprinos e ovinos pelo Banco do Nordeste e no comércio informal", acrescentou.

SEGURANÇA GARANTIDA

Com todos esses atrativos, são esperados mais de 40 mil pessoas. Para isso, a coordenação do Bode na Rua elaborou um esquema especial de segurança com o intuito de garantir a tranqüilidade. Serão 150 homens da Polícia Militar, Civil e segurança particular de empresas especializadas. "O Bode na rua se constitui como um dos eventos mais tranqüilos de todo o Estado. Mesmo assim, não nos descuidamos da segurança e oferecemos aos participantes um total esquema de segurança", frisou.

A realização anual do Bode na Rua representa um grande avanço para economia do município de Gurjão. Os números são bastante expressivos. Para se ter idéia, este ano a expectativa é que durante os três dias de festa só de carne de caprinos e ovinos sejam consumidos mais de sete mil quilos.

Os turistas que chegam ao município também contribuem para essa movimentação extra na economia. A expectativa é que mais de 40 mil pessoas participem do Bode na Rua 2007, vindas de municípios circunvizinhos e de várias regiões da Paraíba, e até mesmo de outros Estados. "Esse é o número geral de visitantes, no entanto, estimamos que nos três dias da festa, cerca de 2,5 mil pessoas permaneçam em Gurjão em residências das famílias e amigos, aumentando as vendas nos mercadinhos, lanchonetes, bares e restaurantes da cidade", revelou o prefeito. Com essa permanência, durante os três dias do evento, a população de Gurjão deverá duplicar.

Os visitantes também serão responsáveis pelo aluguel de mais de 6% dos domicílios que oferecem o serviço de hospedagem alternativa, garantindo assim uma renda extra no mês de julho.

Secom-PB

COMPARTILHE

Bombando em Paraíba

1

Paraíba

Drogas são apreendidas em terreno baldio no bairro do Roger

2

Paraíba

Jovem é morto a tiros em avenida de Bayeux

3

Paraíba

Ministério Público recomenda desvio do tráfego de veículos da falésia de Gramame e elaboração do Projeto de Parque Linear

4

Paraíba

Homem é preso com plantação de maconha dentro de residência em Campina Grande

5

Paraíba

FLAGRA: carro invade e trafega por ciclovia no Altiplano, em João Pessoa