Educação

Bolsonaro diz que repórter deveria ‘entrar de novo numa faculdade que preste’

Jair Bolsonaro se irritou com jornalistas durante entrevista em Dallas.

Bolsonaro diz que repórter deveria 'entrar de novo numa faculdade que preste'

A profissional havia questionado o presidente sobre o perfil das universidades brasileiras mencionadas por ele como expoentes na pesquisa acadêmica do Brasil. — Foto:Reprodução

Na mesma coletiva de imprensa em que saiu em defesa do filho Flávio Bolsonaro nesta quinta-feira, em Dallas, no Texas, o presidente Jair Bolsonaro a atacou a imprensa e sugeriu que uma repórter deveria voltar “numa faculdade que preste” para fazer “um bom jornalismo”. A profissional havia questionado o presidente sobre o perfil das universidades brasileiras mencionadas por ele como expoentes na pesquisa acadêmica do Brasil.

Inicialmente, Bolsonaro afastou as críticas de acadêmicos, que têm reclamado sobre o possível impacto nas universidades a partir dos cortes na Educação — o bloqueio no orçamento foi objeto de protesto em todos os estados na quarta-feira. Segundo o presidente,  “entre as 250 melhores universidades do mundo não tem nenhuma brasileira”, o que inviabilizaria as colocações sobre as pesquisas. Bolsonaro disse que “pesquisa até temos, na Mackenzie, no IME, no ITA, em poucas universidades”.

Pela falta de recursos se faz contingenciamento. Todos os governos já fizeram isso, inclusive na Educação. Aqui nos Estados Unidos uma repórter da Folha desconhecia a diferença entre corte e contingenciamento. Nós explicamos. Assista: pic.twitter.com/X2iTxuRsyA

A partir da fala do presidente, a repórter questionou o motivo de o presidente citar uma universidade particular (Mackenzie) como exemplo de pesquisa. Bolsonaro afirmou que não havia citado instituições privadas, afirmou ironicamente que tinha diante dele uma especialista em orçamento e recomendou que a profissional voltasse a estudar. 

“Primeiro, você tem que entrar de novo numa faculdade que presta e fazer um bom jornalismo. O jornal tem que fazer isso e não contratar qualquer uma ou qualquer um para ser jornalista, para ficar semeando a discórdia e perguntando besteira por aí e publicando coisas nojentas”, disse o presidente enquanto os próprios apoiadores gritavam em reação positiva à resposta.

Em seguida, Bolsonaro perguntou se a repórter queria continuar a debater com ele. Ao ouvir que ela apenas queria saber sobre os cortes orçamentários, Bolsonaro encerrou a entrevista.

“Todas as áreas são essenciais. Ciência e Tecnologia é tão importante quanto Educação. Temos que investir em conhecimento, se não, quando acabarem nossa commodities, vamos viver do quê? Não somos herbívoros”, concluiu Bolsonaro .

Confira o vídeo:

COMPARTILHE

Bombando em Paraíba

1

Paraíba

Cagepa interrompe abastecimento de água em locais de João Pessoa, Santa Rita e Bayeux

2

Paraíba

Trens voltam a circular entre Cabedelo e Santa Rita a partir desta segunda-feira

3

Paraíba

Manifestantes interditam BR-230 e reclamam de liberação de água em açude de Engenheiro Ávidos

4

Paraíba

Paraíba Restaurant Week: maior evento de gastronomia do estado tem pratos a partir de R$ 62,90, em João Pessoa

5

Paraíba

Tribunal de Justiça da Paraíba está entre os que mais inovam na defesa dos povos indígenas