General

Bolsonaro diz que vai demitir presidente dos Correios

Para presidente, chefe da estatal age como sindicalista.

Bolsonaro diz que vai demitir presidente dos Correios

Na semana passada, em audiência pública na Comissão de Legislação Participativa Câmara dos Deputados, o chefe dos Correios criticou a entrega da empresa para a iniciativa privada. — Foto:Marcos Corrêa/PR

O presidente Jair Bolsonaro afirmou, na manhã desta sexta-feira 14, que vai demitir o presidente dos Correios, o general Juarez Aparecido de Paula Cunha. O comunicado ocorreu no fim do café da manhã com jornalistas, em Brasília. O motivo seria o comportamento do militar. Segundo Bolsonaro, o general age como “sindicalista”.

O presidente ainda não declarou quem deve assumir o cargo deixado pelo general Cunha, mas afirmou ter feito o convite ao general Santos Cruz, demitido na quinta-feira 13, da Secretaria de Governo. O general Juarez Aparecido de Paula Cunha assumiu a estatal ainda no governo do ex-presidente Michel Temer, quando a empresa estava sob o guarda-chuva do ex-ministro das Comunicações, Gilberto Kassab.

No último dia 5, o general esteve no Congresso e fez críticas ao processo de privatização dos Correios. Para ele, apenas a parte lucrativa da empresa irá para a iniciativa privada, e os brasileiros terão que arcar com os custos do que restar.

“Ele se comporta como um sindicalista”, disse Bolsonaro. O presidente da República também criticou o fato de Juarez Aparecido ter tirado fotos com parlamentares de oposição e sindicalistas durante a audiência.

Em abril, Bolsonaro já havia autorizado estudos para a desestatização da companhia e voltou a dizer que o tema ganhou força no governo na semana passada, em uma publicação no Twitter.

Com 356 anos de existência, a empresa é subordinada hoje ao Ministério das Comunicações, Ciência, Tecnologia e Inovação. Após prejuízos registrados entre 2013 e 2016, a estatal registrou lucro de R$ 161 milhões em 2018 e de R$ 667,3 milhões em 2017.

COMPARTILHE

Bombando em Paraíba

1

Paraíba

VÍDEO: bois ‘invadem’ trecho da BR-101 na Paraíba e deixam trânsito lento

2

Paraíba

Idoso é encontrado morto em rio no Vale do Piancó

3

Paraíba

Ministério Público instaura procedimento para investigar suposta irregularidade no concurso de Serra da Raiz

4

Paraíba

Alunos, professores e técnicos da UFPB vão as urnas amanhã escolher novo reitorado

5

Paraíba

Polícia prende homem a apreende arma e munições em Cabedelo