Prefeitura

Bruno preside primeira audiência sobre a reformulação do sistema de transporte público de Campina Grande

A primeira audiência aconteceu na Escola Lafayette Cavalcanti, no bairro das Malvinas.

Bruno preside primeira audiência sobre a reformulação do sistema de transporte público de Campina Grande

A primeira audiência aconteceu na Escola Lafayette Cavalcanti, no bairro das Malvinas. — Foto:Reprodução

O prefeito Bruno Cunha Lima presidiu, no final da tarde desta terça-feira (8), a primeira de uma série de quatro audiências públicas referentes à reformulação do sistema de transporte público coletivo de Campina Grande. A primeira audiência aconteceu na Escola Lafayette Cavalcanti, no bairro das Malvinas. 

As reuniões são abertas ao público em geral, mas, com limitação de cem pessoas por audiência. As inscrições são realizadas na hora e seguem todos os protocolos de prevenção contra a Covid-19.

Em seu pronunciamento de abertura, após saudar a passagem do Dia Internacional da Mulher, o prefeito explicou que o sistema de transporte público de Campina Grande é o mesmo desde 1983 e, segundo ele, a realidade mostra que, ao longo das últimas décadas, a cidade cresceu sem que o sistema tenha acompanhado a evolução urbana, pois Campina ganhou novas ruas, avenidas e grandes comunidades, a exemplo do Conjunto Aluízio Campos.

“A cidade se espraiou e a realidade hoje é completamente diferente. Daí, a necessidade da atual transformação”, justificou Bruno, que pretende, com a iniciativa, garantir um sistema de transporte de qualidade, economicidade e eficiência, melhorando as condições de mobilidade urbana da população, especialmente dos segmentos sociais mais carentes e que residem nas áreas urbanas mais distantes.

O prefeito aproveitou para ressaltar que, nos últimos dias, a população já vem desfrutando de muitas outras conquistas, como a redução da tarifa publica, fato inédito na história da cidade. Com isso, Campina Grande fez o contrário de centros como a capital João Pessoa, que hoje conta com a tarifa mais cara da região.

Bruno também ressaltou, entre outros pontos, a importância da participação da comunidade nos debates sobre o transporte público. Conforme explicou, toda transformação precisa passar por quem mais importa: as pessoas.

Por isso, como forma de levar ao conhecimento da sociedade, os debates em torno do tema dos transportes, as quatro audiências serão transmitidas ao vivo, pelo YouTube, no canal Prefeitura de Campina Grande, para que toda a população possa acompanhar os encontros. Bruno destacou que este é mais um recurso para a transparência do processo de discussão no seio da comunidade.

Por fim, adiantou que o projeto de mudanças tem como meta promover a integração, por meio de conexões de ônibus bairro a bairro, conforme estudos realizados por consultoria especializada em questões de transportes públicos e mobilidade urbana. Após a fala do prefeito, aconteceu uma explanação técnica sobre o projeto de reformulação do atual sistema.

Um dos expositores foi o representante da consultoria Planum – Planejamento e Consultoria Urbana, Gustavo Nunes Balieiro. Além dele, falou o superintendente da STTP, Carlos Dunga Júnior, como também, por meio de uma dinâmica participativa, expressaram suas ideias as pessoas inscritas para formulação de perguntas ou apontamento de questões sobre o projeto em debate.

Após as Malvinas, as audiências seguirão com a seguinte programação: quarta-feira, dia 9, às 16h, na Escola Municipal Rômulo Gouveia, no Conjunto Aluízio Campos; na quinta-feira, dia 10, às 10h, na Câmara Municipal de Campina Grande, onde o prefeito levará pessoalmente ao conhecimento dos vereadores as diretrizes do projeto de mudança do sistema de coletivos, e, finalmente, às 16h, na Vila Olímpica Plínio Lemos, no bairro de José Pinheiro.

COMPARTILHE

Bombando em Paraíba

1

Paraíba

Pollyanna Dutra enfatiza importância do protagonismo feminino nos espaços de poder na Paraíba: “É necessário que as mulheres ocupem cargos sociais e políticos no Estado”

2

Paraíba

Prefeitura de Remígio vai gastar quase R$ 250 mil com shows na festa de aniversário da cidade

3

Paraíba

Ministério da Saúde divulga lista com 13 cidades paraibanas que devem receber vacina da dengue; veja municípios

4

Paraíba

Pré-campanha ilegal pode causar multa e até cassação do mandato, alerta especialista

5

Paraíba

Prefeitura de Alagoa Nova vai torrar quase R$ 600 mil em shows para Festa do Produtor Rural