Sectin

Cabedelo inaugura sede da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação

As ações da Sectin serão norteadas pelos planos e programas institucionais nas esferas federal e estadual e aos programas e planos estratégicos internacionais afetos aos segmentos.

Cabedelo inaugura sede da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação

No organograma da secretaria constarão cargos executivos, administrativos, de pesquisa/estudos e operacionais. — Foto:Reprodução/Assessoria

A Prefeitura Municipal de Cabedelo entregou, nesta sexta-feira (20), a sede da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Sectin), recém-criada pela Lei nº 2.198, de 10 de março de 2022 que tem por finalidade, dentre outras, planejar, estudar, desenvolver e executar políticas para o desenvolvimento da ciência, tecnologia e inovação no âmbito municipal.

A pasta também será responsável por executar programas e atividades de desenvolvimento econômico sustentável do município; e integrar e mobilizar a comunidade científica local para participação efetiva nos projetos de Ciência e Tecnologia de Cabedelo.

A sede da Sectin foi inaugurada pelo prefeito Vitor Hugo ao lado do secretário à frente da pasta, Evilásio Cavalcanti Neto, e fica localizada à rua Creuza Josefa Morat,  n°355, em Intermares (Antigo Empório San Patrick), no 2º andar, sala 201.

“Desde que assumi a Prefeitura, sempre tive interesse em criar essa Secretaria, por entender sua importância para o município de Cabedelo. Já avançamos na Infraestrutura, Turismo e em diversas áreas e agora chegou a hora do avanço tecnológico. Evilásio abraçou este projeto e temos a certeza que a pasta terá lugar de destaque exatamente por ter alguém competente à frente. Daqui partirão projetos que favorecerão os setores de Mobilidade Urbana, Saúde, Segurança, Turismo, dentre outros. Não vamos medir esforços, nem recursos, e investiremos o que for possível para Cabedelo, de fato, se configurar como a ‘cidade do futuro’ tão sonhada por todos”, destacou o prefeito Vítor Hugo em seu pronunciamento durante a inauguração.

As ações da Sectin serão norteadas pelos planos e programas institucionais nas esferas federal e estadual e aos programas e planos estratégicos internacionais afetos aos segmentos. A pasta atuará nas áreas de Inclusão Digital, Inclusão em Tecnologia Assistiva, Difusão e Popularização da Ciência e Tecnologia, Arranjo produtivo local, Centro Vocacional Tecnológico, entre outros.

No organograma da secretaria constarão cargos executivos, administrativos, de pesquisa/estudos e operacionais. A Sectin prevê desenvolver projetos que envolvam a comunidade científica local e que favoreçam toda a sociedade, bem como os contribuintes munícipes.

“Este é um momento importante para a gestão, que vem fazendo de tudo para alinhar a melhor forma de fazer política pública. A nossa Secretaria vai fazer o máximo para provocar inovações fazendo com o que os cidadãos consigam ter uma qualidade melhor de vida. Agradeço a atual gestão por essa oportunidade e estaremos aqui para cumprir essa missão com muita responsabilidade e compromisso.  A área da informática é algo que participei por 14 anos em empresa privada, por isso daremos o nosso melhor.  Agradeço também aos envolvidos de todas as Secretarias que vestiram a camisa e nos ajudaram. Nossa cidade é linda e, em breve, será extremamente inovadora”, destacou o secretário Evilásio Cavalcanti.

Smartcity – Após o pronunciamento das autoridades e a visita oficial do prédio, o secretário adjunto Delano Brandão, juntamente com representantes da empresa Digivox, fizeram uma breve explanação de conceitos que visam tornar Cabedelo uma Smartcity –  sistemas de pessoas interagindo e usando energia, materiais, serviços e financiamento para catalisar o desenvolvimento econômico e a melhoria da qualidade de vida de uma população.

Foram mencionados alguns projetos como um sistema virtual de viação rodoviária acessível aos usuários, linhas digitais em todas as Secretarias com plataformas em todos os canais para o atendimento do público, mais informações digitais para o contribuinte, dentre outros.  

COMPARTILHE

Bombando em Paraíba

1

Paraíba

“Estamos bastante ansiosas”, revela Terezinha Domiciano sobre nome ser validado para encabeçar lista tríplice na UFPB

2

Paraíba

Napoleão Maracajá rebate fala de Rostand Paraíba e diz que aumento de 40% deveria ser doado a instituições: “inadmissível”

3

Paraíba

Operação do Gaeco e Polícia Militar cumpre 30 mandados em 14 cidades da Paraíba

4

Paraíba

Acidente no viaduto das Três Lagoas deixa trânsito lento na BR-230

5

Paraíba

Catolé do Rocha deve torrar mais de meio milhão de reais com shows em maio; R$ 400 mil apenas com Xand