Luto

Lena Guimarães consolidou carreira no jornalismo paraibano e se tornou referência para a imprensa

Quando deixou Cajazeiras com destino à capital, João Pessoa, para completar seus estudos, conseguiu conciliar a vida universitária com o trabalho nas redações.

Lena Guimarães consolidou carreira no jornalismo paraibano e se tornou referência para a imprensa

Sua morte prematura foi sentida por vários setores da sociedade paraibana — Foto:Reprodução

Natural da cidade de Cajazeiras, no Sertão do Estado da Paraíba, Regirlene Rolim Guimarães, mais conhecida como Lena Guimarães, ingressou no jornalismo ainda durante a adolescência, quando começou a frequentar a redação da Rádio Alto Piranhas enquanto cursava o segundo grau. Quando deixou Cajazeiras com destino à capital, João Pessoa, para completar seus estudos, conseguiu conciliar a vida universitária com o trabalho nas redações.

Lena Guimarães faleceu nesta segunda-feira (18), aos 62 anos de idade. A jornalista paraibana estava internada em um hospital particular de João Pessoa e foi vítima de falência múltipla dos órgãos. Há algum tempo ela enfrentava um câncer no pâncreas.

A trajetória de Lena no jornalismo paraibano foi vasta e conseguiu muito destaque, principalmente se tratando da editoria de política local. Ela passou, praticamente, por todos os cargos na carreira jornalística. Lena atuou como repórter, redatora e Chefe de Reportagem no jornal A União, também já foi editora dos cadernos de Cultura, Cidades, Economia e Política do Correio da Paraíba, além de editora-geral do jornal O Momento. A jornalista também atuou como correspondente regional da Folha de São Paulo e do Jornal do Brasil.

Em 2009 aceitou o convite do governador José Maranhão para ocupar o cargo de secretária de Comunicação do Estado da Paraíba. Ela permaneceu no posto até o fim do mandato do governador, em 2010. Logo depois, aceitou convite para assumir a coordenação de marketing da Unimed João Pessoa.

Atualmente, Lena mantinha uma coluna diária no jornal Correio da Paraíba. Ela também atuava como comentarista política em programas da TV Correio. Além de jornalista, Lena Guimarães também era advogada. Ela tinha especialização em Marketing pela FGV e MBA em Derivativos e Informações Econômico-financeiras pela FIA-USP.

Lena Guimarães era integrante de uma das famílias fundadoras de Cajazeiras, os Rolim e Albuquerque. Era filha de Reginaldo de Melo Guimarães (in memoriam) e Maria Irene Rolim Guimarães.

Ela foi casada com o também jornalista Nonato Guedes, com quem teve um filho, o publicitário Daniel Guimarães Guedes de Aquino.

Sua morte prematura foi sentida por vários setores da sociedade paraibana. Os colegas da imprensa, os políticos, os leitores e várias entidades já manifestam seu pesar desde quando a notícia foi dada. Como não poderia deixar de ser, Lena Guimarães colecionava homenagens em razão da importância de seu trabalho no meio jornalístico.

COMPARTILHE

Bombando em Paraíba

1

Paraíba

Resultado da eleição na UFPB deve sair na madrugada de amanhã

2

Paraíba

Prefeitura de Campina Grande investe em ações para atrair empreendimentos e empregos durante evento em São Paulo

3

Paraíba

Pesquisa mostra queda de 17,6% na insegurança alimentar na Paraíba

4

Paraíba

João Azevêdo anuncia remissão e anistia de dívidas das empresas produtoras de redes e produtos similares, na Paraíba

5

Paraíba

Estádios Almeidão e Amigão vão receber nova iluminação em LED ainda este ano, revela secretário de Esportes