A Câmara de Campina Grande retoma, nesta terça-feira (4), a sessão de votação dos empréstimos da prefeitura. Como obtido pelo ClickPB, o presidente da Câmara Municipal de Campina Grande, Marinaldo Cardoso, reforçou que será reforçada a segurança do local enquanto acontece a sessão ordinária de votação dos dois pedidos de empréstimos feitos pela prefeitura.
Na última sexta-feira, houve confusão na mesma sessão que acabou sendo encerrada após uma decisão da Justiça por não ter cumprido o prazo de 48 horas para convocação. O oficial de justiça, inclusive, foi envolvido no desentendimento entre vereadores e funcionários. O caso parou na delegacia.
A prefeitura de Campina Grande pediu autorização para contrair dois financiamentos. O primeiro é no valor de 52 milhões de dólares com o Fundo Financeiro para Desenvolvimento da Bacia do Prata (Fontplata) e o outro é de 40 milhões de reais com o Banco do Brasil.Segundo o prefeito Bruno Cunha Lima, esses recursos são necessários para que o município tenha condições de tocar obras estruturantes, como a revitalização do Açude Velho, abertura de avenidas, pavimentação de centenas de ruas e várias outras.
O gestor diz que a prefeitura conseguiu fazer recentemente um ajuste fiscal e quitou antecipadamente R$ 126 milhões em dívidas, além de abater, em juros futuros, mais de R$ 500 milhões. Com a capacidade fiscal recuperada junto à União, solicitou os empréstimos com uma taxa de juros de 2,1% ao ano e o prazo de pagamento deve ser a partir de 120 meses.