Em nota

Câmara Superior de ensino da UFCG repudia postagem machista de professor da instituição

Em nota, a Câmara afirmou que o comentário do professor revela uma total ignorância sobre as demandas de gênero.

Câmara Superior de ensino da UFCG repudia postagem machista de professor da instituição

Câmara Superior de Ensino da UFCG repudiou fala machista de professor — Foto:Divulgação

A Câmara Superior de Ensino da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) divulgou uma nota de repúdio a postagem de teor machista e ofensivo de um professor do curso de Engenharia Elétrica da instituição.

O caso ocorreu no último fim de semana, quando uma postagem do professor Francisco das Chagas Fernandes Guerra no Facebook começou a repercutir negativamente nas redes sociais e na imprensa. No texto, o professor diz que os homens fazem os trabalhos mais pesados e no entanto as mulheres ficam ”latindo e reclamando”. Ele também usou diversos palavrões.

Diversas entidades manifestaram repúdio, incluindo a Assembleia Legislativa da Paraíba e o Diretório Central dos Estudantes da UFCG. Após a repercussão negativa, o professor deletou a conta do Facebook. A UFCG informou que abriu uma sindicância para apurar o caso.

Leia na íntegra a nota da Câmara Superior de Ensino:

Nós, membros da Câmara Superior de Ensino, da Universidade Federal de Campina Grande, vimos a público, neste dia, expressar nosso repúdio aos comentários proferidos, em redes sociais, por um professor do curso de Engenharia Elétrica desta Instituição. Repugnamos o teor machista, misógino e desrespeitoso com o qual o professor se referiu às mulheres.

Reiteramos o compromisso social que tem esta instituição pública, e entendemos que, mesmo no âmbito da vida privada, expressar-se livremente, não condiz com ferir a dignidade alheia, neste caso, mais especificamente das mulheres. O comentário do professor revela uma total ignorância sobre as demandas de gênero, que se perpetuam até hoje através do sistema patriarcal, que minimiza e objetifica as mulheres e destila preconceitos de várias ordens.

A luta por direitos e emancipação feminina é longa, cheia de percalços, e sobretudo, histórica. E, nesse âmbito, não se pode permitir que mais violências sejam perpetradas diante de um cenário ainda inseguro para a vida das mulheres, forjado pelo ranço dos “machismos”, que ganham novas faces dia após dia.

Outrossim, reiteramos o compromisso de formar profissionais, com mentes emancipadas, que tornem possível cenários, não só profissionais, mas humanos, baseados no respeito mútuo, na tolerância e na ética das relações. Que a verdadeira liberdade de expressão, possa vir de mentes livres de preconceitos de qualquer ordem. Nesse sentido, nós da Câmara Superior de Ensino, externamos nossa luta contra quaisquer formas de ataques à dignidade humana e lamentamos profundamente a postura deste colega de profissão.

Campina Grande, 15 de outubro de 2020

COMPARTILHE

Bombando em Paraíba

1

Paraíba

Cagepa interrompe abastecimento de água em locais de João Pessoa, Santa Rita e Bayeux

2

Paraíba

Trens voltam a circular entre Cabedelo e Santa Rita a partir desta segunda-feira

3

Paraíba

Manifestantes interditam BR-230 e reclamam de liberação de água em açude de Engenheiro Ávidos

4

Paraíba

Paraíba Restaurant Week: maior evento de gastronomia do estado tem pratos a partir de R$ 62,90, em João Pessoa

5

Paraíba

Tribunal de Justiça da Paraíba está entre os que mais inovam na defesa dos povos indígenas