Diz Lula

Além de Mamanguape, Sapé e Queimadas, Alagoa Grande também terá campus do IFPB

Como observou o ClickPB, o anúncio de Lula ocorre após o recebimento de um ofício solicitando o Campus em Alagoa Grande.

Além de Mamanguape, Sapé e Queimadas, Alagoa Grande também terá campus do IFPB

O município de Alagoa Grande, na região do Brejo do estado, deverá ganhar um campus do Instituto Federal de Educação (IFPB).

A informação foi divulgada na manhã desta sexta-feira (30), pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em entrevista ao programa Hora H, com os jornalistas Heron Cid e Wallison Bezerra.

Como observou o ClickPB, o anúncio de Lula ocorre após o recebimento de um ofício solicitando o Campus em Alagoa Grande.

“Ontem eu vinha no avião (para a Paraíba) e estava o senador André Amaral e o senador Veneziano. O senador Amaral me entregou um ofício que ele tinha entregado no Camilo (Ministério da Educação) para fazer um Instituto Federal na terra da Margarida Maria Alves. Ele inclusive já tinha dado a a terra da fazenda dele para dar o Instituto. Como nós já tínhamos decidido 100 institutos novos, não havia mais espaço para fazer o Instituto. Pois ontem eu peguei o ofício dele, chamei o Camilo e disse que quem faz 100 faz 101”, detalhou Lula.

Ao longo de sua fala, o presidente enalteceu Margarida Maria Alves e disse que a paraibana foi transformada em heroína nacional.

“A nossa Margarida Alves foi transformada em heroína nacional. Então se a gente fizer um Instituto naquela região para formar a nossa meninada, vai ser uma benção de Deus e ela lá do céu vai nos abençoar para sempre. E decidimos e vamos fazer mais um Instituto aqui na Paraiba”, finalizou Lula.

O ClickPB verificou que atualmente na cidade de Alagoa Grande existe um polo do IFPB.

Quem foi Margarida Maria Alves?

Margarida Maria Alves, citada por Lula durante a entrevista, foi uma trabalhadora rural que lutou por muitos anos pelos direitos da população de Alagoa Grande, tendo sido presidente do Sindicato dos Trabalhadores Ruais da cidade.

Ela foi assassinada aos 50 anos, em 1983 em um crime, segundo apontam as investigações, encomendado, devido a sua luta por dignidade à população rural e trabalhadora.

Com a atuação de Margarida, mais de 70 processos foram movidos na Justiça do Trabalho na região.

Em homenagem à Margarida, é realizada a cada quatro anos  a ‘Marcha das Margaridas’, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília.

COMPARTILHE

Bombando em Paraíba

1

Paraíba

Nilvan Ferreira tem 38,9% seguido por Jackson Alvino com 35,8% em Santa Rita, indica Data Ranking

2

Paraíba

Elmar e Brito se reúnem com ministros para tentar derrubar candidatura de Hugo Motta

3

Paraíba

Custo médio da construção civil na Paraíba registra queda no mês de agosto; indicador é o 2° maior do Nordeste

4

Paraíba

Justiça mantém condenação à prisão de acusados por agredir cachorro em rua de Campina Grande

5

Paraíba

Bancários do Banco do Brasil deflagram greve e mais de 20 agências em João Pessoa podem paralisar atendimento