Nesta quarta

Cantador paraibano Cícero Mariano é homenageado pelo De Repente na Rede desta semana

O programa ‘De Repente na Rede’ tem como apresentador oficial o declamador Iponax Vila Nova, coordenador do projeto, que, além conduzir as cantorias, realiza oficina de declamação e versos pelo estado.

Cantador paraibano Cícero Mariano é homenageado pelo De Repente na Rede desta semana

Cícero Mariano nasceu em 27 novembro de 1963, no sítio Angical, localizado no munícipio de Cachoeira dos Índios (PB). — Foto:Reprodução/Assessoria

A Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) exibe, nesta quarta-feira (18), mais um programa da série ‘De Repente na Rede’, versão alternativa do projeto ‘De Repente no Espaço’. Em seu novo formato, em vídeo, a atração é exibida semanalmente, sempre às 19h, pelo canal da Funesc no YouTube (www.youtube.com/TVfunesc). A apresentação é de Iponax Vila Nova, que nesta edição faz uma homenagem ao repentista Cícero Mariano (PB).

Cícero Mariano nasceu em 27 novembro de 1963, no sítio Angical, localizado no munícipio de Cachoeira dos Índios (PB). Seu pai era o agricultor Severino Mariano Ferreira dos Santos e a mãe, a parteira Maria Imaculada dos Santos. Crescendo em uma numerosa família, sendo o mais novo de dez irmãos, Cícero conta que passaram por muitas dificuldades, mas que, na década de 1980, quando resolveu ingressar na cantoria, contou com muitos incentivos, especialmente do primo João Evaristo, que o auxiliou na jornada como poeta e cantador.

Ainda jovem, mudou com sua família para o município de Barro (CE), onde reside até hoje. Foi nesta cidade onde fez sua primeira cantoria, em 1985. No ano seguinte, começou a participar de programas na rádio local, Boa Esperança. Também participou de cerca de 150 festivais, sendo premiado em muitos deles. Conta, ainda, que sempre teve “apreço, carinho e respeito” por todos os cantadores com quem fez parceria ou com quem duelou.

O programa ‘De Repente na Rede’ tem como apresentador oficial o declamador Iponax Vila Nova, coordenador do projeto, que, além conduzir as cantorias, realiza oficina de declamação e versos pelo estado.  Nascido na cidade de Cajazeiras, no Alto Sertão paraibano, filho do pernambucano Ivanildo Vila Nova, Iponax cresceu com a poesia no seu dia a dia e vem levando a arte popular para os mais distantes grotões do país.

Mesmo com a permanência do formato virtual do ‘De Repente na Rede’, que já vem acontecendo há mais de dois anos, a Funesc deu início, em janeiro deste ano, ao ‘De Repente na Estrada’, projeto presencial que envolve 30 repentistas de seis estados nordestinos (Paraíba, Pernambuco, Ceará, Rio Grande do Norte, Piauí e Maranhão) e que, até dezembro, circulará nos municípios de Bananeiras, Campina Grande, Cuité, Monteiro, Patos, Aguiar, São Bento, Cajazeiras, Sousa, Princesa Isabel e Itabaiana, fortalecendo a arte do repente no interior do Estado.

COMPARTILHE

Bombando em Paraíba

1

Paraíba

Justiça mantém medidas cautelares impostas a empresário investigado na Operação Festa no Terreiro

2

Paraíba

Parte de muro desaba e mata morador de rua em São Sebastião de Lagoa de Roça

3

Paraíba

“Muito longe de ser uma liberdade”, explica promotor Octávio Paulo Neto sobre parecer para prisão domiciliar de Padre Egídio

4

Paraíba

Moradores de Guarabira PB-073 em protesto contra aumento no número de acidentes na rodovia

5

Paraíba

Homem é assassinado com mais de dez disparos de arma de fogo em Alagoa Grande