Investigação

Carrefour deixa de vender produtos de empresas envolvidas na Operação Carne Fraca em João Pessoa

Só foram encontradas mercadorias de duas das 21 fábricas investigadas: 102 quilos na unidade do Carrefour dos Bancários e 99 quilos na unidade do Bessa. Extra ainda não se pronunciou

Carrefour deixa de vender produtos de empresas envolvidas na Operação Carne Fraca em João Pessoa

A rede Extra de supermercados vai encaminhar ao MP-Procon ofício informando sobre a retirada dos produtos — Foto:Walla Santos

As lojas Carrefour promoveram a retirada das prateleira de mais de 200kg de produtos fabricados por empresa investigadas na Operação Carne Fraca em João Pessoa. A informação foi repassada pelo pela rede de supermercados durante audiência com o Ministério Público da Paraíba (MPPB), nesta quarta-feira (22), para discutir como seria feita a retirada desses produtos. A rede Extra de supermercados ainda não se pronunciou.

A reunião aconteceu na sede do Programa de Proteção e Defesa do Consumidor do Ministério Público da Paraíba (MP-Procon) e contou com as presenças do secretário executivo do Procon-JP, Ricardo Holanda, os diretores do Carrefour Severino Lopes, João Emanuel Silva e Everaldo Américo, que atuam nas lojas dos Bancários e do Bessa, na Capital; além de representantes do MPPB.

O diretor do Carrefour nos Bancários, João Emanuel Silva, informou que as lojas Carrefour receberam, na segunda-feira (20), uma orientação da matriz para que fossem segregadas todas as mercadorias das fábricas investigadas.

Nas unidades de João Pessoa, só foram encontradas mercadorias de duas das 21 fábricas investigadas e foram retiradas poucos produtos, sendo 102 quilos na unidade dos Bancários e 99 quilos na unidade do Bessa.

Ainda segundo o diretor, a identificação das fábricas ocorreu pelo Selo de Inspeção Federal (SIF). Os produtos eram das fábricas BRP, em Mineiros, no estado de Goiás, e da JBS, no município de Lapa, no Paraná. Ele ressaltou que, até o momento, não houve determinação para a retirada dos produtos, mas o Carrefour já fez a retirada preventiva. Além disso, o Carrefour bloqueou preventivamente o recebimento de produtos das fábricas investigadas nos seus centros de distribuição.

Quanto ao procedimento de segregação, foi explicado que o produto é separado, ainda dentro do frigorífico da loja e identificado como mercadoria impossibilitada de venda. O diretor informou ainda que o único fornecedor local de produtos de origem animal é a fábrica Mauricéa, com sede em Pedras de Fogo (PB) e em Pernambuco. Que os produtos bovinos, carpinos e suínos vêm de outros estados.

Ainda de acordo com o diretor, o Carrefour tem um meio de comunicação de recall próprio, no qual é feito um monitoramento de qualquer indício de comercialização de mercadoria que possa ser nociva à saúde pública. Quando isso é identificado, as unidades recebem o alerta da matriz e têm duas horas para saber se a loja tem o produto e fazer a retirada dele, se encontrado. Além disso, as lojas têm 24 horas para quantificar a mercadoria e informar a matriz. Caso esses prazos não sejam cumpridos, as unidades recebem uma notificação interna.

Ele explicou também que a identificação do produto pontuado é feito in loco tanto na área de venda quanto no depósito. “Tanto na loja quanto no depósito existe uma separação por segmento de mercadoria, facilitando a identificação”, declarou João Emanuel.

O MPPB requisitou uma cópia da documentação recebida pelas lojas Carrefour, com a determinação da segregação dos produtos investigados na Operação Carne Fraca.

O MP-Procon já oficiou à Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), do Ministério da Justiça, para que informe quais lotes nos quais foram encontradas irregularidades.

A rede Extra de supermercados vai encaminhar ao MP-Procon ofício ainda hoje informando a retirada dos produtos que possam ter das fábricas investigadas.

Acompanhe mais notícias do ClickPB nas redes sociais:
 FacebookTwitterYoutube e Instagram
Entre em contato com a redação do ClickPB: 
Telefone: (83) 99624-4847
WhatsApp: (83) 99624-4847
E-mail: [email protected]

COMPARTILHE

Bombando em Paraíba

1

Paraíba

Pollyanna Dutra enfatiza importância do protagonismo feminino nos espaços de poder na Paraíba: “É necessário que as mulheres ocupem cargos sociais e políticos no Estado”

2

Paraíba

Prefeitura de Remígio vai gastar quase R$ 250 mil com shows na festa de aniversário da cidade

3

Paraíba

Ministério da Saúde divulga lista com 13 cidades paraibanas que devem receber vacina da dengue; veja municípios

4

Paraíba

Pré-campanha ilegal pode causar multa e até cassação do mandato, alerta especialista

5

Paraíba

Prefeitura de Alagoa Nova vai torrar quase R$ 600 mil em shows para Festa do Produtor Rural