ABASTECIMENTO

Cássio autoriza funcionamento de sistema ampliado do Valentina Figueir

None

Toda noite a rotina era a mesma. A aposentada Josefa Paulino do Nascimento, de 71 anos, enchia o único balde existente na casa, com capacidade para 15 litros. O motivo, segundo ela, era uma prevenção contra a constante falta de água no Monsenhor Magno, em João Pessoa. A boa notícia é que o governador Cássio Cunha Lima (PSDB) autorizou o funcionamento da ampliação do abastecimento de água da região a partir de hoje (27).

A obra, que ficou conhecida como ampliação do sistema de abastecimento de água do Valentina Figueiredo, será inaugurada apenas no dia 6 de maio, porém, o governador autorizou o início do abastecimento. A novidade fará com que a partir de hoje a dona Josefa Paulino não precise mais encher o mesmo balde temendo a falta de água no dia seguinte.

Ao todo, o trabalho de ampliação do sistema consumiu recursos da ordem de R$ 6,4 milhões e vai beneficiar a população de aproximadamente 20 comunidades. O projeto faz parte do plano de ação do programa Boa Nova, financiado com dinheiro proveniente de empréstimo firmado pelo Governo do Estado junto à Caixa Econômica Federal (CEF), além de recursos próprios do Governo do Estado e próprios da Cagepa.

Assim como Josefa Paulino, a obra está beneficiando uma população de aproximadamente 120 mil habitantes, que terão o abastecimento garantido pelos próximos 20 anos. O projeto consistiu na construção de uma sub-adutora de 4,4 mil metros de extensão, reservatório apoiado, estação elevatória, reservatório elevado e rede de distribuição. A ampliação, de acordo com o presidente da Cagepa, Edvan Leite, vai representar um acréscimo mensal de 330 mil metros cúbicos de água para a região do Valentina Figueiredo.

Atualmente, de acordo com ele, o volume hídrico disponibilizado para a

população do Valentina e comunidades vizinhas é de 262 mil metros cúbicos. Ou seja, a vazão total, em pouco tempo, passará a ser de 561 mil metros cúbicos. De acordo com o diretor de Expansão da Cagepa, Laudízio Diniz, o sistema já foi testado e está abastecendo toda a população. “Com a ampliação, o crescimento do consumo não irá gerar problemas para o abastecimento das localidades beneficiadas”, disse, lembrando que foi cumprida uma antiga reivindicação da população local quanto aos problemas de abastecimento.

COMUNIDADES ATENDIDAS

1. Boa Esperança

2. Caminho do Mar

3. Cidade Maravilhosa

4. Colinas do Sul

5. Colinas do Sul (segunda etapa)

6. Funcionários II

7. Girassol

8. Grotão

9. Meu Sonho

10. Monsenhor Magno

11. Nova Mangabeira

12. Novo Milênio

13. Paraíso Tropical

14. Paratibe

15. Parque Sul

16. Portal das Colinas I

17. Portal das Colinas II

18. Raio de Sol

19. Santa Bárbara (Frei Damião)

20. Sonho Meu

21. Valentina


 


Fonte: Secom PB

COMPARTILHE

Bombando em Paraíba

1

Paraíba

BR-230 é interditada para serviço de detonação de rochas nesta sexta-feira em Campina Grande

2

Paraíba

Gasolina comum dispara e pode ser encontrada por até R$ 6,29 em João Pessoa, aponta Procon

3

Paraíba

Homem morre afogado em praia de Baía da Traição, Litoral Norte da Paraíba

4

Paraíba

Secretário da Fazenda afirma que itens da cesta básica são taxados em até 18% na Paraíba: “não existe taxação de 20%”

5

Paraíba

“Urgência”: juiz determina transferência imediata do médico Fernando Cunha Lima para a Paraíba