Fortes chuvas

Cemaden orienta remoção de moradores em JP após emitir alerta de risco ‘muito alto’ de deslizamentos de terra

O Cemaden orientou que a Prefeitura e Defesa Civil verifiquem presencialmente a situação das áreas de risco e desocupem as áreas de risco, se for o caso.

Cemaden orienta remoção de moradores em JP após emitir alerta de risco 'muito alto' de deslizamentos de terra

Nesta quinta-feira (13), parte de uma barreira no Varadouro, em João Pessoa, desabou após as fortes chuvas — Foto:Semob-JP

O Centro de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) emitiu alerta para João Pessoa em que aponta risco ‘muito alto’ de deslizamentos de terra em consequência das fortes chuvas que caem sobre a região nas últimas horas. O Cemaden orientou que a Prefeitura e Defesa Civil verifiquem presencialmente a situação das áreas de risco e retirem os moradores dessas áreas, se for o caso.

O órgão recomendou atenção especial com áreas dos bairros Altiplano, Tambauzinho e Manaíra. “Especial atenção às áreas de risco localizadas próximas às estações com maiores acumulados. Destacam-se as estações com aproximadamente 200mm/24h: Altiplano, Tambauzinho e Manaíra. Atenção às deamis áreas de risco mapeadas pela CPRM (2013). Estimase que 4.460 pessoas em 1.120 moradias estejam expostas ao risco alertado.”

“Em caso de alerta de risco de nível MUITO ALTO, existe probabilidade muito alta de ocorrência do fenômeno alerta e com potencial para causar grande impacto na população. Recomendam-se aos órgãos Municipais de Proteção e Defesa Civil as ações previstas no Plano de Contingência, tais como: verificação in loco nas áreas de risco, acionamento de sistema de sirenes, possibilidade de desocupação das áreas de risco, deslocamento das equipes de resposta para as proximidades das áreas de risco etc”, diz o alerta do Cemaden.

O Cemaden define áreas de risco da seguinte forma. “As áreas de risco de movimentos de massa no município caracterizam-se pela presença de encosta de alta declividade, com residências construídas sobre ou próximos de aterro e taludes de corte. Esta situação associada à precipitação incidente e acumulada, somada à previsão meteorológica indica que podem ocorrer deslizamentos induzidos generalizados e deslizamentos em encostas naturais.”

O relatório indica o volume de chuvas na Capital. “Os acumulados de precipitação são de até 205 mm em 24 hora(s) e de 15 mm em 1 hora(s) . A estimativa de precipitação instantânea do radar Natal indica áreas de instabilidade com potencial para chuvas de intensidade fraca a moderada sobre o município.”

Ainda conforme o documento, “A previsão meteorológica indica continuidade de chuva com possibilidade de pancada de intensidade moderada a forte.”

Além de Manaíra, Tambauzinho e Altiplano, outras áreas foram citadas no relatório do alerta de risco ‘muito alto’ de deslizamentos de terra, emitido pelo Cemaden.

Nos mapas abaixo, é possível ver descrição de alerta de risco ‘alto’ de deslizamento de terra para a comunidade Timbó e para os bairros do Valentina, Miramar, Cruz das Armas, Alto do Mateus, Oitizeiro e Castelo Branco. Assim como também há alerta de risco ‘muito alto’ para o bairro João Agripino e para a comunidade Saturnino de Brito.

COMPARTILHE

Bombando em Paraíba

1

Paraíba

“Sintonia do PT com Cícero”, analisa Hervázio Bezerra sobre negociações do partido para aliança em João Pessoa

2

Paraíba

“Vamos construir a maior bancada da Câmara”, diz João Azevêdo sobre participação do PSB nas eleições de João Pessoa

3

Paraíba

“Trabalho que deu certo” diz Léo Bezerra ao ter pré-candidatura de vice-prefeito oficializada Olho: João Pessoa

4

Paraíba

Umbuzeiro vai desembolsar quase R$ 250 mil para comprar desinfetantes, cloro e outros produtos de limpeza

5

Paraíba

Prefeitura de Belém vai gastar quase R$ 1 milhão com construção de garagem