Atendimento

Centros terapêuticos em João Pessoa realizam mais de 41 mil atendimentos e oferecem novas aulas em 2022

O Canto da Harmonia, no bairro Valentina Figueiredo e o Equilíbrio do Ser, no bairro Bancários, vão iniciar novas atividades no mês de fevereiro.

Centros terapêuticos em João Pessoa realizam mais de 41 mil atendimentos e oferecem novas aulas em 2022

O Equilíbrio do Ser, nos Bancários, oferece práticas como Acupuntura, Eletroacupuntura, Shiatsu, Moxa, Ventosaterapia, Aurículoterapia, Osteopatia, Reiki e Terapia Floral. — Foto:Divulgação / Secom-JP

Os dois Centros de Práticas Integrativas e Complementares à Saúde (CPICS), da Prefeitura de João Pessoa, realizaram mais de 41 mil atendimentos em 2021 e vão iniciar novas atividades no mês de fevereiro.

Entre as novidades estão: Grupo Terapia e Chá, atendimentos com Terapia de Cone Hindu e Ventosaterapia, no Canto da Harmonia, no bairro Valentina Figueiredo. Já no Equilíbrio do Ser, no bairro Bancários, haverá novas turmas de yoga para crianças e a arteterapia.

“As práticas terapêuticas ofertadas, gratuitamente, refletem a visão holística e são centradas na pessoa e não na doença e, portanto, promovem saúde e previne agravos. O objetivo é complementar o atendimento realizado pela Atenção Básica, resultando num cuidado integral”, explica João Segundo, diretor do Equilíbrio do Ser. Os Centros atendem todos os públicos, mas a participação de mulheres idosas é predominante.

Para ter acesso, o usuário pode ser encaminhado pela Unidade de Saúde da Família (USF) e/ou outro serviço de referência, bem como, pode se dirigir aos Centros de Práticas Integrativas com o documento de identificação, CPF, cópia do comprovante de residência do município de João Pessoa e o Cartão do SUS. A partir do cadastro, passa pela Escuta Terapêutica e poderá ser direcionada para uma das modalidades ofertadas no serviço. Os horários de atendimento são das 8h às 12h e das 13h às 17h.

“Com uma média de 625 pessoas atendidas por mês, entre pacientes novos e regulares, o CPICS Equilíbrio do Ser realizou cerca de 30 mil atendimentos em 2021, consolidando-se mais uma vez como uma referência em práticas integrativas e complementares em saúde no SUS”, completa o diretor do Centro dos Bancários.

Já a equipe do Canto da Harmonia, no bairro Valentina Figueiredo, registrou no ano de 2021, 708 acolhimentos, 7.957 terapias individuais e 2.215 terapias coletivas. “O maior público é de mulheres, de diversas faixas etárias, mas a atração do Centro é o Grupo de Biodança que tem mais de 20 idosas. São animadas demais”, declarou Greicymary Bernardo, diretora do Centro.

Equilíbrio do Ser – O espaço fica na Rua João Batista Maia, s/n, Bancários. As práticas terapêuticas individuais são Acupuntura, Eletroacupuntura, Shiatsu, Moxa, Ventosaterapia, Aurículoterapia, Osteopatia, bem como, Reiki e Terapia Floral. As práticas coletivas são Constelação Familiar, Terapia Comunitária, Resgate da Autoestima, Dançaterapia, Permacultura, Chá da Tarde (Fitoterapia), Yoga, Meditação, Cuidando do Cuidador, Biodança, Dança Circular e Tai Chi Chuan.

Canto da Harmonia – Espaço fica na Rua Ulisses Alves Pequeno, s/n, Valentina Figueiredo. As terapias disponíveis são Reiki, reflexologia podal, acupuntura, massoterapia, Auriculoterapia, Terapia Floral, Cromoterapia, Fitobioenergética e homeopatia para crianças. Grupos coletivos: Troca de Saberes, Meditação, Tai Chi Chuan, Relaxamento, Dançaterapia e Resgate da Auto-estima. Grupos Voluntários: Biodança, Yoga e Constelação Familiar.

Pandemia – Os Centros estão atendendo presencialmente, obedecendo aos protocolos de prevenção à Covid-19. Está mantida a obrigatoriedade do uso de máscara, distanciamento social, álcool 70% de fácil acesso e limpeza de ambiente. Os atendimentos continuam sendo agendados, as atividades em grupo estão sendo realizadas, preferencialmente, em ambiente aberto para haver a circulação de ar natural e com restrição no número de participantes. 

COMPARTILHE

Bombando em Paraíba

1

Paraíba

Prefeitura de Aguiar gasta R$ 175 mil com dois shows para festa de ‘João Pedro’

2

Paraíba

Operação policial apreende armas de fogo e prende sete suspeitos de integrar facções criminosas em Patos

3

Paraíba

Polícia Civil prende homem com armas de fogo, munições e celulares sem nota fiscal em Juazeirinho

4

Paraíba

Especialista explica como ficou ‘lei das saidinhas’ após mudanças no governo Lula

5

Paraíba

João Pessoa tem oficina gratuita para ajudar contribuinte a declarar Imposto de Renda; veja como participar