Dissertação

CGM alerta que redação para concurso público irá abordar temas vinculados a conteúdo programático

Serão avaliadas através das redações propostas pela banca tanto o conteúdo abordado quanto o domínio da Língua Portuguesa

CGM alerta que redação para concurso público irá abordar temas vinculados a conteúdo programático

A opção de retirar o conteúdo de Língua Portuguesa do conteúdo programático, segundo Queiroz, surgiu pela preocupação em não deixar o programa muito extenso — Foto:Walla Santos

Apesar da ausência de Língua Portuguesa no concurso para os cargos de auditor, de nível superior, para preenchimento de vagas na Controladoria Geral de João Pessoa, a prova dissertativa abrange uma redação da área de conhecimento específico, de acordo com o controlador-geral, Severino Queiroz. Em entrevista ao ClickPB, Severino destacou que serão aplicadas redações nas provas tanto para o nível Médio quanto para o nível Superior. Serão avaliadas através das redações tanto o conteúdo abordado quanto o domínio da Língua Portuguesa.

As redações serão propostas em forma de texto dissertativo com base em temas relacionados ao conteúdo programático. De acordo com o edital, serão avaliadas na prova discursiva “conhecimento do tema, a capacidade de expressão na modalidade escrita e o uso das normas do registro formal culto da Língua Portuguesa”.

“Quando você termina uma graduação você já demonstra ter um bom conhecimento em Língua Portuguesa, presume-se ao menos isso”, ressalta Severino Queiroz, apesar de lembrar que haverá sim uma avaliação do domínio da língua pelo candidato. “O candidato vai ser medido o seu desempenho também no domínio da Língua Portuguesa por meio da redação”, afirmou.

A opção de retirar o conteúdo de Língua Portuguesa do conteúdo programático, segundo Queiroz, surgiu pela preocupação em não deixar o programa muito extenso. “Entre colocar Língua Portuguesa e inserir, por exemplo, direito Administrativo, a parte de licitações, contratos, que é coisa mais do dia a dia, Direito Constitucional, então nós optamos por reforçar esses conteúdos abrindo mão de Língua Portuguesa”, afirmou o controlador-geral.

Em relação aos cargos de técnico, com nível médio, Severino Queiroz destaca que o candidato precisa demonstrar um bom conhecimento em Língua Portuguesa para desenvolver bem suas funções. “Como ele ainda não cursou uma graduação, a gente resolveu exigir a Língua Portuguesa para ele e também a redação para que a gente tenha um corpo técnico qualificado, seja no nível superior ou no nível médio”, aponta Severino Queiroz.

Os cargos disponibilizados no concurso atuarão nas áreas de controle interno, com funções ligadas a controle interno, ouvidoria, funções de corregedoria e de transparência pública.

As inscrições para o certame começam no dia 2 de outubro e seguem até o dia 23 do mesmo mês através do site da empresa organizadora, o Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe).

Acompanhe mais notícias do ClickPB nas redes sociais:
 FacebookTwitterYoutube e Instagram
Entre em contato com a redação do ClickPB: 
Telefone: (83) 99624-4847
WhatsApp: (83) 99624-4847
E-mail: [email protected]

COMPARTILHE

Bombando em Paraíba

1

Paraíba

Resultado da eleição na UFPB deve sair na madrugada de amanhã

2

Paraíba

Prefeitura de Campina Grande investe em ações para atrair empreendimentos e empregos durante evento em São Paulo

3

Paraíba

Pesquisa mostra queda de 17,6% na insegurança alimentar na Paraíba

4

Paraíba

João Azevêdo anuncia remissão e anistia de dívidas das empresas produtoras de redes e produtos similares, na Paraíba

5

Paraíba

Estádios Almeidão e Amigão vão receber nova iluminação em LED ainda este ano, revela secretário de Esportes