Fenômeno

Chuva de meteoros da constelação de Gêmeos pode ser vista em toda a Paraíba nesta quarta e quinta

A chuva de meteoros da constelação de Gêmeos (Gemínidas) deve iluminar o céu a partir das 20h30 desta quarta-feira (13), com melhor visibilidade a partir da meia-noite.

Chuva de meteoros da constelação de Gêmeos pode ser vista em toda a Paraíba nesta quarta e quinta

Chuva de meteoros pode ser melhor visualizada à 1h (horário local) — Foto:Jeff Dai/ Arizona State University

A última chuva de meteoros do ano vai poder ser vista de toda a Paraíba a partir das 20h30 (horário local) desta quarta-feira (13). A Associação Paraibana de Astronomia (APA) informou que no Sertão do estado será melhor para se observar porque o céu mais limpo facilita a visualização. 

A chuva de meteoros da constelação de Gêmeos (Gemínidas) deve iluminar o céu a partir das 20h30 desta quarta-feira (13), com melhor visibilidade a partir da meia-noite. De acordo com a agência espacial americana Nasa, será a melhor chuva do ano. O fenômeno poderá ser visualizado a olho nu no mundo inteiro, inclusive no Brasil. 

A lua não estragará o show, garante a Nasa. Segundo Bill Cooke, do escritório de meteoros da agência americana, como a chuva Perseidas foi obscurecida pela lua em agosto, Gemínidas deve se destacar em 2017 e ser a melhor chuva de meteoros do ano.

A previsão é de cerca de um meteoro por minuto (ou seja, 60 por hora), diz a Nasa. Pelo menos 120 meteoros por hora vão poder ser vistos no ápice da chuva à 1h (horário local) da madrugada da quinta-feira (14).

“Isso é um número médio, que depende de condições ideais, mas podemos chegar a 100 meteoros por hora”, diz Gustavo Rojas, astrofísico da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e membro da comissão de imprensa da Sociedade Astronômica Brasileira. Segundo ele, nas grande cidades, deve ser possível ver apenas cerca de dez por hora ou menos, já que nesses centros há muita iluminação artificial.

A dica do astrônomo é ter paciência e olhar ao menos durante uma hora para o céu. “Tem hora que vem um monte e depois há uma calmaria. É bom também chamar mais gente, porque os meteoros podem ser mais visíveis em diferentes partes do céu”, diz.

Meteoros ocorrem quando a Terra se aproxima de um asteroide. Fragmentos desse asteroide, ao adentrarem na atmosfera terrestre, ‘queimam’, o que deixa um risco luminoso.

No caso de Geminidas, a chuva ocorre quando a Terra se aproxima do asteroide Phaeton 3200. Segundo a Nasa, será o mais perto que o nosso planeta estará do Phaeton desde sua descoberta em 1983.

As chuvas de meteoros não representam riscos para a Terra e acontecem praticamente todos os meses, mas algumas não têm ampla visibilidade, explica o Observatório Nacional. O fenômeno vai poder ser visto a olho nú – sem necessidade de instrumentos como binóculos ou telescópios.

De acordo com a Associação Paraibana de Astronomia (APA), o melhor lugar do estado para ver a chuva é no Pico do Jabre, em Matureia, Sertão da Paraíba.

Em João Pessoa, os espectadores devem olhar para o Leste, onde ficam as praias, para observar a chuva. Será possível observar a chuva de meteoros na constelação de Gêmeos que nasce a partir das 20h (horário local), hora em que a constelação nasce no horizonte ao Leste.

COMPARTILHE

Bombando em Paraíba

1

Paraíba

Mais seis empresas devem se instalar no Complexo Aluízio Campos, em Campina Grande, nos próximos meses

2

Paraíba

Governo da Paraíba destina mais de R$ 8 milhões para pagamento do Garantia-Safra a agricultores de 135 municípios

3

Paraíba

Segundo réu envolvido na morte de lutador de MMA será julgado em Cabedelo neste sábado

4

Paraíba

Adolescente é apreendido e duas mulheres são presas em operação contra o tráfico de drogas em Coremas

5

Paraíba

Agendamento para emissão de passaporte pela internet está indisponível após instabilidade em sistema