Cuidados

Chuvas e ventos fortes aumentam os riscos de choque elétrico; veja dicas para se proteger

As ocorrências durante as chuvas são monitoradas em tempo real por meio do Centro de Operações da Energisa que faz o monitoramento contínuo das condições do sistema elétrico e do volume de chamados.

chuvas, João Pessoa,

Imagem ilustrativa (Foto: reprodução)

Com as chuvas e ventos intensos previstos para todo o Estado, é importante que a população esteja consciente dos perigos de choques elétricos e tome medidas para se proteger de possíveis acidentes. Dessa forma, a Energisa segue com as equipes de prontidão e reforça as orientações de segurança para evitar esses acidentes com a eletricidade nos dias chuvosos. O coordenador de Saúde e Segurança da Energisa Paraíba, Lenildson Santos, destaca os riscos associados às chuvas intensas, como verificou o ClickPB.

“Em muitos casos, as chuvas vêm acompanhadas de ventos fortes que podem derrubar árvores, causar destelhamentos, danificar postes e romper cabos de energia, resultando em interrupções no fornecimento elétrico. E nos preocupa o fato de que algumas pessoas persistem em comportamentos inseguros e não recomendados durante os períodos chuvosos”, explica o coordenador.

Uma orientação importante é evitar ficar ao ar livre durante a aproximação de tempestades. Se estiver na rua e deparar-se com uma árvore sobre a rede elétrica, um poste danificado ou cabos elétricos caídos, é fundamental não se aproximar sob nenhuma circunstância, nem mesmo para registrar vídeos ou tirar fotos. Utilizar objetos de madeira ou metal para afastar esses cabos também é extremamente arriscado, pois pode resultar em choque elétrico, potencialmente fatal. Em vez disso, se possível, alerte outras pessoas sobre o perigo e solicite que mantenham distância. Além disso, é importante relatar a situação à Energisa pelo telefone 0800 083 0196.

Preparação para as chuvas

As ocorrências durante as chuvas são monitoradas em tempo real por meio do Centro de Operações da Energisa que faz o monitoramento contínuo das condições do sistema elétrico e do volume de chamados, operando 24 horas por dia. Esse centro tem a capacidade de ativar um plano de contingência, o qual estabelece previamente as medidas a serem tomadas para diferentes níveis de situações. Isso inclui a possibilidade de mobilizar equipes adicionais para lidar com chamados de emergência, garantindo uma resposta eficiente em diversas circunstâncias.

“As nossas equipes são capacitadas para atuar em situações mais críticas nesse período chuvoso. Além disso, temos equipamentos telecomandados distribuídos por todo estado que permitem o restabelecimento de energia de forma automática. Também temos contato direto com os órgãos públicos, a exemplo da Defesa Civil e Corpo de Bombeiros para atuação rápida em casos mais críticos”, afirmou o coordenador do Centro de Operações, Bruno Duarte.

Confira mais dicas de segurança:

  • mantenha-se em local seguro e evite atividades ao ar livre;
  • retire os aparelhos eletroeletrônicos das tomadas;
  • nunca utilize aparelho conectado à tomada durante temporais;
  • deixe para carregar o celular ou computador em outro momento e sempre opte por usar o notebook na bateria e pela rede Wi-Fi, dispensando o uso de fios;
  • os cabos telefônicos, cabos de TV por assinatura e fiação de antenas são capazes de conduzir a corrente elétrica dos raios até os aparelhos. Por isso, é aconselhável retirar os aparelhos eletrônicos (normalmente mais sensíveis) das conexões com rede de telefonia, TV a cabo e antena externa;
  • sempre que puder, instale dispositivos de proteção contra surtos e aterre a rede elétrica da residência ou comércio;
    não utilize chuveiro, torneira elétrica, secador, chapinha etc. durante temporais;
  • quando ouvir os trovões, nunca fique em campo aberto. Procure abrigo imediatamente em construções e feche os vidros e janelas;
  • evite ser o ponto mais alto das proximidades ou estar próximo dele; não fique embaixo de árvores ou próximo a torres;
  • se estiver dentro de um carro feche as janelas e aguarde a tempestade passar para poder sair. O carro oferece uma boa proteção contra raios;
  • e não toque em fios caídos ou em objetos que estejam em contato com a rede elétrica, eles podem estar energizados.
  • Mantenha distância e acione imediatamente a Energisa.
  • Se necessário, entre em contato, por meio dos canais digitais:

Aplicativo Energisa On (disponível no Google Play ou App Store do celular)

Agência Digital: energisa.com.br

Atendente virtual (Gisa): www.gisa.energisa.com.br

Call Center: 0800 083 0196.

COMPARTILHE

Bombando em Cotidiano

1

Cotidiano

Acidente na BR-101 deixa uma pessoa ferida e outra morta, em Alhandra

2

Cotidiano

Juiz nega revogação da prisão de Jannyne Dantas, ex-diretora do Hospital Padre Zé

3

Cotidiano

VÍDEO: bois ‘invadem’ trecho da BR-101 na Paraíba e deixam trânsito lento

4

Cotidiano

Acidente com caminhão e motociclista deixa trânsito lento em Manaíra

5

Cotidiano

Bairro de Mangabeira completa 41 anos e terá shows em praça pública