Aesa

Chuvas na Paraíba: sobe de cinco para 20 o número de açudes sangrando em apenas um mês

As chuvas fizeram o número dobrar em apenas 15 dias. No dia 13 de março, além dos reservatórios citados acima, já sangravam os açudes Vídeo, em Conceição, entre outros.

chuvas

Açude de Boqueirão atingiu mais de 56% da capacidade. (foto: reprodução/google maps-2022)

As chuvas na Paraíba estão fazendo os reservatórios ultrapassarem o volume total e sangrarem. Conforme apurou o ClickPB, em apenas um mês o número de açudes sangrando passou de cinco para 20. Os dados são da Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa).

No dia 29 de fevereiro, como noticiado pelo ClickPB, estavam sangrando cinco açudes monitorados pela Aesa. O primeiro era o Bartolomeu I, na região do Alto Curso do Rio Piranhas, na cidade de Bonito de Santa Fé. Em seguida, também na região do Alto Curso do Rio Piranhas, temos o açude São José I, na cidade de São José de Piranhas. Por último, tem o açude Vazante, na Bacia do Piancó, em Diamante.

Chuvas elevam nível de açudes

As chuvas fizeram o número dobrar em apenas 15 dias. No dia 13 de março, além dos reservatórios citados acima, já sangravam os açudes Vídeo, em Conceição, Tavares II na cidade de Tavares, Piranhas em Ibiara, Olho d’água, em Mari e Araçagi na cidade de mesmo nome.

Do total de 135 açudes monitorados pela AESA-PB, 77 estão dentro da normalidade, 21 em observação e 17 continuam em situação crítica, isso significa que, no momento, eles estão com volume de água correspondente a apenas 5% da sua capacidade total de armazenamento.

Leia também:

chuvas

chuvas

chuvas

chuvas

chuvas

chuvas

chuvas

COMPARTILHE

Bombando em Paraíba

1

Paraíba

Em cinco meses, Paraíba registra mais casos de síndromes respiratórias do que em todo 2023; são quase 200 mortes

2

Paraíba

Briga de mulheres em praça de alimentação assusta consumidores em shopping de João Pessoa

3

Paraíba

Adolescente de 13 anos morre de gripe suína no Hospital Regional de Patos

4

Paraíba

Operação prende mais dois suspeitos de estupros na Paraíba; crimes foram em Cabedelo e Juazeirinho

5

Paraíba

Casos de abuso sexual infantil aumentaram 70% entre 2022 e 2023, diz promotora Fábia Dantas