Solução

Cícero Lucena garante que todos os 3.500 enfermeiros da Prefeitura de João Pessoa receberão o piso nacional da categoria

O encontro aconteceu no auditório do Centro de Formação de Educadores, em Mangabeira.

Cícero Lucena garante que todos os 3.500 enfermeiros da Prefeitura de João Pessoa receberão o piso nacional da categoria

A Prefeitura de João Pessoa também está abrindo um canal de atendimento para auxiliar os profissionais — Foto:Assessoria

O prefeito Cícero Lucena se reuniu hoje (1°) com profissionais da enfermagem que trabalham para a Prefeitura de João Pessoa e tranquilizou a categoria garantindo o pagamento do piso nacional a todos os profissionais. Segundo o gestor foram estabelecidos vários critérios pelo Ministério da Saúde sobre o repasse dos recursos, bem como o cálculo para o pagamento aos profissionais. 

O prefeito explicou que a Prefeitura recebeu uma  planilha do Ministério da Saúde, elencando 3.500 profissionais, entre enfermeiros, técnicos e auxiliares. “Todos vão receber o piso. os que recebem menos vão receber a diferencça de valor. O governo federal ainda não adiantou a complementação desse diferenlça, mas já estamos adiantando o valor”, detalhou o prefeito. Os valores referentes ao novo piso são de R$ 4.700 para enfermeiros, 70% desse valor para técnicos de enfermagem e 50% para auxiliares).

Uma parte não vai receber os valores fixados na planilha, elaborada pelo Ministério da Saúde, porque já tem remuneração acima do piso nacional. Esse levantamento foi feito através do cruzamento de informações oferecidas pela Prefeitura de João Pessoa e outros órgãos com os quais os profissionais têm vínculos de trabalho.

“O que estamos fazendo aqui é um processo de transparência dos procedimentos e das nossas práticas, chamando os representantes de toda a categoria. É um benefício para a categoria, dentro daquilo que a lei estabelece, bem como o corte sobre o item ‘outros’, que girou em torno de 30%, a Prefeitura irá continuar pagando o mesmo valor, sem descontar a diferença que foi cortada”, explicou o prefeito. 

Canal de atendimento 

A Prefeitura de João Pessoa também está abrindo um canal de atendimento para auxiliar os profissionais em relação a dúvidas e demais informações referentes ao pagamento dos valores, que pode ser feito, já partir desta sexta, no aplicativo João Pessoa na Palma da Mão ou de forma presencial, na sede da Secretaria Municipal de Saúde. Nesse caso, é preciso fazer o agendamento no aplicativo para atendimento na próxima segunda, terça e quarta-feira. 

“Esse encontro de hoje é mais uma demonstração do diálogo e da transferência da Prefeitura com as entidades que representam os profissionais. Estivemos com os sindicatos esta semana e resolvemos fazer esse grande encontro para a gente passar as informações de como o dinheiro chegou, como foi feito o cálculo pelo Ministério da Saúde e como vai ser repassado pra eles”, explicou a secretária interina de Saúde, Janine Lucena.

A presidente do Sindicato dos Enfermeiros no Estado da Paraíba (Sindep), Milca Rêgo, disse que recebeu as informações e o diálogo com a Prefeitura com muita satisfação. “Porque nos chamou para mostrar os recursos recebidos e como foi esse repasse do Ministério da Saúde, dessa forma vamos poder dialogar, ver onde houve alguns divergências, para poder sanar . Nós temos de hoje até o dia 10 para isso”, explicou. 

Por se tratar de Lei Orçamentária, a Prefeitura de João Pessoa precisou encaminhar proposta para a Câmara Municipal, que votou e aprovou nesta sexta-feira (1). Os valores são retroativos, referentes aos meses de maio, junho, julho e agosto.

COMPARTILHE

Bombando em Paraíba

1

Paraíba

No Altas Horas, Chico César relembra época que trabalhava em loja na Paraíba

2

Paraíba

VÍDEO: influencer de 94 anos viraliza com conteúdo em que elogia João Pessoa

3

Paraíba

VÍDEO: ônibus perde o controle e tomba na BR-230 em Sobrado

4

Paraíba

Nilvan discute prioridades para os jovens durante plenária

5

Paraíba

Cidade na Paraíba com 4 mil habitantes gasta quase R$ 1 milhão com shows