Quimera

Cientista egípcio quer trazer mandioca gigante à Paraíba

Nagib Nassar, que é professor emérito da Universidade de Brasília (UNB), pretende trazer a espécie para cinco agricultores paraibanos depois do período de seca do inverno deste ano.

Cientista egípcio quer trazer mandioca gigante à Paraíba

A quimera, mandioca desenvolvida pelo professor Nagib Nassar — Foto:Arquivo pessoal

O cientista egípcio, Nagib Nassar, de 85 anos, quer trazer uma espécie de mandioca gigante à Paraíba, para aumentar a produção local, junto com outros tipos do tubérculo já existentes no estado. A informação foi publicada pela Folha de São Paulo.

Conforme a reportagem da Folha, Nagib Nassar, que é professor emérito da Universidade de Brasília (UNB), pretende trazer a espécie para cinco agricultores paraibanos depois do período de seca do inverno deste ano. Para isso, o professor enviou o projeto ao Ministério do Desenvolvimento Agrário. 

Segundo ele, as tratativas ainda estão no início e ainda há muito para ser organizado. Procurada pela Folha, a pasta diz que ainda não há nada de concreto que possa ser divulgado sobre a iniciativa.

A variedade da mandioca, batizada como Quimera, é capaz de produzir mais farinha, amido e outros produtos. Segundo Nassar, as raízes do tubérculo têm de três a quatro vezes o tamanho de uma variedade comum.

“A quimera estimula a produção de raízes. Nós aumentamos o tamanho da raiz e, então, elevamos a produção de fécula, da farinha, do amido. Nós aumentaríamos a produção nacional duas ou três vezes”, disse Nassar à Folha de São Paulo.

Na mitologia grega, o termo ‘Quimera’ é atribuído a um monstro com aparência híbrida de vários animais. Já na pesquisa de Nassar, o nome indica que o tubérculo possui características de duas variedades compatíveis de mandioca. Sendo, uma delas silvestre, e a outra, cultivada. Ambas postas em contato para que sintetizassem a nova mandioca, sem qualquer tipo de cruzamento sexual.

Segundo Nagib Nassar, as quimeras foram desenvolvidas há cerca de oito anos, e serão propagadas para os agricultores paraibanos. Ainda de acordo com o cientista, casas de farinha devem ser escolhidas para receberem instruções sobre como enriquecer a farinha da mandioca por meio da folha do tubérculo. Para ele, a adição é capaz de elevar o teor proteico de 1% para 9%.

COMPARTILHE

Bombando em Paraíba

1

Paraíba

Jornalista José Carlos dos Anjos Wallach será sepultado amanhã em João Pessoa

2

Paraíba

Área de madeira que desabou na casa de shows Up Garden, em João Pessoa, era ilegal, diz Bombeiros; local será multado

3

Paraíba

Prefeitura de Campina Grande acelera montagem da estrutura no Parque do Povo

4

Paraíba

Prefeitura de Alagoinha vai gastar R$ 280 mil com shows de Zezo e Chicão dos Teclados para o São João

5

Paraíba

Prazo para pagamento com desconto do IPVA de placas final 4 termina amanhã