Levantamento

Com dados coletados até 2020, João Pessoa cai posições em Ranking de Competitividade dos Municípios

João Pessoa cai posições no Ranking de Competitividade dos Municípios em levantamento de 2020

Com dados coletados até 2020, João Pessoa cai posições em Ranking de Competitividade dos Municípios

João Pessoa tem queda de posições em levantamento do Ranking de Competitividade dos Municípios. — Foto:Walla Santos

Na segunda edição do Ranking de Competitividade dos Municípios, divulgado nesta segunda-feira (22), e que tem como dados relativos o ano de 2020, a cidade de João Pessoa apareceu na posição 107, caindo 37 posições em relação a edição anterior deste levantamento e deixando a primeira colocação no Nordeste para a terceira. 

Entre os itens de registro de queda estão o acesso à educação, saneamento, inovação e dinamismo econômico, telecomunicações e sustentabilidade fiscal. De acordo com os dados acessados pelo ClickPB, os desafios apresentados para o município é a qualidade da educação, da saúde e funcionamento da máquina pública. 

Nesta edição, o Ranking analisou 411 municípios brasileiros, o que representa 7,38% do total de municípios. Isso leva em consideração municípios do país com população acima de 80 mil habitantes conforme estimativa do IBGE para o ano de 2020. Em conjunto, os 411 municípios representam 59,75% da população brasileira (126,52 milhões de habitantes).

No que diz respeito à dimensão Economia, a melhor posição de João Pessoa foi no pilar Capital Humano – que analisa as taxas de matrículas em ensino profissionalizante e técnico; superior; e qualificação profissional – ficando na posição 68º, subindo quatro posições em relação a edição anterior.

Enquanto na dimensão Instituições, a capital paraibana apresentou quedas em todos os pilares como Sustentabilidade Fiscal, ficou em 138º, caindo 63 posições, e Funcionamento da Máquina Pública chegando a atingir a posição 151º, mas teve queda de 45 posições se comparado com a edição anterior. 

Já na dimensão Sociedade, dos pilares analisados no Ranking de Competitividade dos Municípios apenas o pilar Segurança aumentou três posições, passando de 266º para 263º, obtendo nota de 82.  

O Ranking de Competitividade dos Municípios tem por objetivo apoiar os líderes públicos brasileiros nas tomadas de decisão, com foco na melhoria da gestão das cidades. Esta segunda edição é composta por 65 indicadores, organizados em 13 pilares temáticos e 3 dimensões: instituições, sociedade e economia. Esta organização é fruto de ampla reflexão ao longo do projeto sobre quais são os temas fundamentais para se analisar a competitividade a nível municipal no Brasil.

                                                       

COMPARTILHE

Bombando em Paraíba

1

Paraíba

Resultado da eleição na UFPB deve sair na madrugada de amanhã

2

Paraíba

Prefeitura de Campina Grande investe em ações para atrair empreendimentos e empregos durante evento em São Paulo

3

Paraíba

Pesquisa mostra queda de 17,6% na insegurança alimentar na Paraíba

4

Paraíba

João Azevêdo anuncia remissão e anistia de dívidas das empresas produtoras de redes e produtos similares, na Paraíba

5

Paraíba

Estádios Almeidão e Amigão vão receber nova iluminação em LED ainda este ano, revela secretário de Esportes