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Economia

Com pandemia e aumento das vendas online, confira os principais cuidados na hora de comprar nesta sexta-feira de BlackFriday

Segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), a estimativa para a data é um crescimento de 77% nas vendas virtuais.

Muitos dos consumidores esperam comprar sem ter que enfrentar filas, optando pela transação online, mas embora optem pela compra no conforto de sua casa, os consumidores devem ficar alerta pois o momento vai exigir mais cuidado. (Foto: reprodução)

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Com a pandemia da covid-19, diversas pesquisas já revelam que a 12ª edição da Black Friday deve bater o record das vendas online e físicas. Esse aumento de compras no e-commerce pode elevar também as chances de golpes. Segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), a estimativa para a data é um crescimento de 77% nas vendas virtuais. As lojas físicas também devem ter um cenário favorável, de acordo com a Federação do Comércio da Paraíba (Fecomercio-PB), com alta de até 4% nas vendas em novembro, com relação ao mesmo período de 2019.

Muitos dos consumidores esperam comprar sem ter que enfrentar filas, optando pela transação online, mas embora optem pela compra no conforto de sua casa, os consumidores devem ficar alerta pois o momento vai exigir mais cuidado. Uma das dicas reforçadas pelo Procon é que em caso de constatação na mudança do valor do desconto, ou seja, quando perceber que a promoção não é real e que o produto anunciado em promoção continua com o mesmo preço de antes, pode denunciar no Procon, através do telefone  0800 083 2015.

Confira os cuidados que o consumidor dever ter na hora de fazer compras na internet:

Desconfie das promoções fantásticas: Muitas fraudes estão inseridas dentro de super ofertas incríveis que, na verdade, são links para sites maliciosos que servem para roubar os dados do consumidor, informações de cartão de crédito ou até mesmo geração de boletos falsos. Confira de onde vem estes links. Se são grandes empresas, procure a oferta no site oficial da loja. Para as empresas menos conhecidas, redobre o cuidado e pesquise pela idoneidade dela em site como Reclame Aqui e Procon.

Não confie em mensagens em redes sociais: como o Telegram ou WhatsApp. São canais usados pelos cibercriminosos para coletar dados ou mesmo roubar senhas. Tente entrar no site da empresa que supostamente enviou a mensagem sem clicar no link que mandaram e verificar se aquela promoção ou produto realmente existe;

Cartão de Crédito: Muito cuidado como você utiliza esta forma de pagamento. Muitas vezes há dúvidas sobre a infraestrutura do site da loja, gravação de dados para uma próxima ou se ela tem histórico de ataques e roubo de dados. Procure pela sua operadora de cartão ou banco e gere um cartão de crédito virtual para executar somente esta compra. Ao término da operação, cartão vai ser invalidado.

Informações pessoais: Alguns sites e empresas que utilizam dados pessoais para criar uma base de roubo de informação. Desconfie do excesso de dados solicitados, tais como dados bancários e informações adicionais de cartão de crédito. Normalmente são solicitados: Nome, CPF e endereço de entrega.

Dê preferência a lojas e magazines conhecidos para realizar suas compras: Mesmo assim, tenha em mente que essas empresas estão transformando seus sites de e-commerce em marketplaces, com diversas outras lojas oferecendo produtos e serviços. Faça uma pesquisa antes de efetuar a compra para saber se seu produto chegará na data prevista.

Proteja-se: Mantenha sempre sistemas operacionais antivírus e firewall atualizados. Dessa forma, o consumidor minimiza as chances de a data se tornar uma dor de cabeça. Com esses cuidados básicos, boas compras!

SAIBA MAIS:

Black Friday: veja empresas com mais reclamações e motivos mais comuns

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