Novidade que vem por aí

A Rede Click vai trazer muitas novidades. Você vai poder enviar notícias através do VCnoClick, anunciar gratuitamente seus produtos e serviços no Click Classificados e concorrer a prêmios com o Click Vantagens.

Deixe seu contato e seja um dos primeiros a ser avisado quando a Rede Click entrar no ar!

Por favor insira um e-mail válido
Contato registrado com sucesso!

Paraíba

Editoria sobre Paraíba ir para editoria →

Pandemia

Com todos os leitos de UTI para tratamento da Covid-19 ocupados, CRM-PB constata colapso nos hospitais do Sertão da Paraíba

Segundo dados obtidos pelo ClickPB, as unidades de Cajazeiras, Patos, Pombal e Piancó ​estão com todos os 75 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) ocupados. Nas enfermarias, dos 75 leitos instalados, 64 estão ocupados, restando onze leitos disponíveis.

Os leitos de UTI registram os seguintes percentuais de ocupação: Hospital Regional de Patos 100%; Hospital Regional de Cajazeiras com 100%; UPA de Cajazeiras com 100%; Hospital Regional de Pombal com 100% e Hospital Regional de Piancó 114%. (Foto: reprodução)

Por

Com todos os leitos de UTI para tratamento da Covid-19 ocupados, o Conselho Regional de Medicina da Paraíba (CRM-PB) constatou durante fiscalizações, nesta terça-feira (18), o colapso nos hospitais do Sertão da Paraíba que são referência para o tratamento da covid-19. Segundo dados obtidos pelo ClickPB, as unidades de Cajazeiras, Patos, Pombal e Piancó estão com todos os 75 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) ocupados. Nas enfermarias, dos 75 leitos instalados, 64 estão ocupados, restando onze leitos disponíveis. 
 
Mesmo com o aumento do número de leitos de UTI entre os meses de março e maio, passando de 61 para 75, os serviços de saúde referência no atendimento à covid-19 de Cajazeiras, Patos, Pombal e Piancó estão sobrecarregados. Todos estão com ocupação de 100% nos leitos de UTI. O Hospital Regional de Piancó está trabalhando acima do limite. Com 7 leitos intensivos, há 8 pacientes internados. Na enfermaria a situação se repete: são 12 leitos de enfermaria instalados, porém há 16 pacientes internados.
 
De acordo com o diretor de Fiscalização do CRM-PB, Bruno Leandro de Souza, o crescimento do número de casos de covid-19 e o aumento de internações em UTIs e enfermarias em todo o Estado já vem sendo acompanhado e "a situação é preocupante em todas as regiões, especialmente no Sertão, em que identificamos percentuais de 100% em todos os serviços de saúde. Infelizmente, estamos vivenciando uma situação de colapso da rede pública de saúde do Sertão”, destacou.
 
O levantamento do CRM-PB analisou cinco unidades de saúde referência Covid no Sertão paraibano. Os leitos de UTI registram os seguintes percentuais de ocupação: Hospital Regional de Patos 100%; Hospital Regional de Cajazeiras com 100%; UPA de Cajazeiras com 100%; Hospital Regional de Pombal com 100% e Hospital Regional de Piancó 114%.
 
Nas enfermarias, a situação é semelhante, com 91% de ocupação. Há dez vagas no Hospital de Patos e uma no de Cajazeiras, mas no de Piancó o número de pacientes internados é superior à sua capacidade. As ocupações de enfermaria estão com estes índices: Hospital Regional de Patos 70%; Hospital Regional de Cajazeiras 95%; UPA de Cajazeiras 100%; Hospital Regional de Pombal 100% e Hospital Regional de Piancó 133%.


UTI instalada = 7
UTI ocupada = 8
Ocupação UTI = 114%
Enfermaria instalada = 12
Enfermaria ocupada = 16
Ocupação Enfermaria = 133%
 

UTI instalada = 21
UTI ocupada = 21
Ocupação UTI = 100%
Enfermaria instalada = 17
Enfermaria ocupada = 16
Ocupação Enfermaria = 94%
 

UTI instalada = 5
UTI ocupada = 5
Ocupação UTI = 100%
Enfermaria instalada = 4
Enfermaria ocupada = 4
Ocupação Enfermaria = 100%
 

UTI instalada = 10
UTI ocupada = 10
Ocupação UTI = 100%
Enfermaria instalada = 8
Enfermaria ocupada = 8
Ocupação Enfermaria = 100%
 

UTI instalada = 32
UTI ocupada = 32
Ocupação UTI = 100%
Enfermaria instalada = 34
Enfermaria ocupada = 24
Ocupação Enfermaria = 70%

Compartilhe:

Comentários (0)

Comentar

Destaque

ir para editoria →

CDL se posiciona contra feriado de 5 de agosto em João Pessoa e presidente dispara: “estamos sendo prejudicados”

João Azevêdo alerta para perigo da variante Delta e diz que ainda não é momento jogos com torcida: “​não é hora de pôr em risco o trabalho”

Prefeitura de Cabedelo avança com imunização contra Covid-19 e vacina pessoas a partir de 25 anos sem comorbidades

João Pessoa aplica segunda dose das vacinas Coronavac e AstraZeneca nesta terça-feira