Observação

Cometa do século pode ser observado gratuitamente neste sábado, na Praia do Jacaré; veja como participar

Cometa C/2023 A3 (Tsuchinschan-ATLAS) é chamado de cometa do século porque seu brilho é parecido com o do cometa Hale-Bopp, que esteve visível na Terra em 1997.

Cometa do século, Cometa

Imagem ilustrativa (Foto: Marcello Casal Júnior/Agência Brasil)

O cometa C/2023 A3 (Tsuchinschan-ATLAS), chamado de “cometa do século” poderá ser visto de forma gratuita neste sábado (12), Dia das Crianças. A observação pública vai acontecer a partir das 16h na Praia do Jacaré, em Cabedelo, na Grande João Pessoa.

O evento de observação é realizado pela Associação Paraibana de Astronomia (APA). O sábado será o dia que o cometa estará mais próximo do planeta Terra. A Associação já havia promovido uma primeira observação do cometa no dia 3 deste mês.

“Mais um encontro e mais uma oportunidade pra você observar o cometa, estaremos dia 12 de outubro na praia do jacaré, na pracinha, a partir das 16h, ele aparecerá próximo ao pôr do sol, é um evento gratuito, só apreciar conosco, contamos com sua presença”, postou a APA no Instagram.

Como observado pelo ClickPB, a APA alertou que a observação pode ser cancelada caso as condições meteorológicas não sejam favoráveis à observação. De acordo o Climatempo, empresa que realiza previsões meteorológicas, a previsão é de que Cabedelo tenha uma tarde de sol com possibilidade de chuva passageira durante o dia.

O cometa C/2023 A3 (Tsuchinschan-ATLAS) é chamado de cometa do século porque seu brilho é parecido com o do cometa Hale-Bopp, que esteve visível na Terra em 1997. O Hale-Bopp foi um dos mais brilhantes cometas visíveis do século 20.

Veja abaixo a postagem da APA sobre o cometa do século:

COMPARTILHE

Bombando em Paraíba

1

Paraíba

Cícero revela que não vai se envolver na eleição da Mesa Diretora da Câmara de João Pessoa, mas elogia Dinho

2

Paraíba

Deputados defendem legalidade da eleição do 2º biênio da Mesa Diretora da ALPB

3

Paraíba

Léo Bezerra assume Prefeitura de João Pessoa após Cícero Lucena confirmar viagem à Europa

4

Paraíba

Pequenos negócios geram mais de 2,5 mil empregos em setembro na Paraíba, revela Caged

5

Paraíba

Primeiro suspeito preso por envolvimento em roubo de cobre da Cagepa é mecânico e atuou no transporte do material