Transposição

Conserto de uma bomba reduz vazão de água para Poções pela metade

“Eles querem e precisam bombear de 8 a 9 m³ e essa bomba só bombeia 5 m³. Precisa das duas para dar a carga total", acrescentou João Fernandes

Conserto de uma bomba reduz vazão de água para Poções pela metade

As águas da Transposição do Rio São Francisco chegaram ao açude de Poções, em Monteiro, na última semana — Foto:Divulgação

Uma das bombas usadas para levar a água da Transposição do Rio São Francisco para o açude de Poções, em Monteiro, apresentou problemas e está em manutenção desde a última sexta-feira (10), de acordo com o presidente da Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba, João Fernandes.

“Na sexta-feira só estava funcionando uma bomba e eles anunciaram que uma teria sido retirada para dar uns ajustes, que ela estava vibrando muito”, explicou. Com a retirada, restou apenas uma bomba funcionando no local, o que reduziu a vazão pela metade.

“Eles querem e precisam bombear de 8 a 9 m³ e essa bomba só bombeia 5 m³. Precisa das duas para dar a carga total”, acrescentou João Fernandes.

Ainda de acordo com ele, a prioridade agora é encher o reservatório de Campos, em Pernambuco, para que a água siga por gravidade e as bombas de captação flutuante, emprestadas por São Paulo, não sejam mais necessárias.

Na noite desta segunda-feira (13) o Ministério da Integração emitiu uma nota explicando a situação, mas não estabeleceu prazos para que a bomba volte a funcionar.

Confira a nota:

O Ministério da Integração Nacional vem a público prestar os seguintes esclarecimentos:

1) A sexta estação de bombeamento do Eixo Leste (EBV-6) do Projeto de Integração do Rio São Francisco, localizada em Sertânia (PE), está em funcionamento desde o dia 28 de fevereiro. A estrutura é composta por duas motobombas;

2) Hoje, a EBV-6 está operando com uma motobomba que possui capacidade para liberar uma vazão de 4,5 m3/s, o equivalente ao volume necessário para atender a uma população de aproximadamente 2 milhões de pessoas e suficiente para que a água do rio São Francisco chegue ao reservatório Boqueirão;

3) Eventualmente, o funcionamento de uma das motobombas pode ser interrompido para ajustes previstos, uma vez que o processo de bombeamento foi iniciado há poucos dias.

Acompanhe mais notícias do ClickPB nas redes sociais:
 FacebookTwitterYoutube e Instagram
Entre em contato com a redação do ClickPB: 
Telefone: (83) 99624-4847
WhatsApp: (83) 99624-4847
E-mail: [email protected]

COMPARTILHE

Bombando em Paraíba

1

Paraíba

Mulher é assassinada a tiros às margens da BR-101, na Paraíba

2

Paraíba

Família pede para enterrar cachorro em jazigo de cemitério público e comove moradores em Patos

3

Paraíba

UFPB: Terezinha Domiciano vence com 67,95% dos votos e Valdiney fica na lanterna com apenas 6,67%

4

Paraíba

Resultado da eleição na UFPB deve sair na madrugada de amanhã

5

Paraíba

Prefeitura de Campina Grande investe em ações para atrair empreendimentos e empregos durante evento em São Paulo