Festas Juninas

Corpo de Bombeiros alerta para compra e uso de fogos de artifício no São João

Corpo de Bombeiros inicia vistorias em barracas a partir desta segunda-feira (13). Veja principais dicas de prevenção de acidentes com fogos de artifícios

Corpo de Bombeiros alerta para compra e uso de fogos de artifício no São João

Os produtos mais procurados também são os infantis: traque, estalo, estrelinha, chumbinho e chuva de prata. — Foto:Aline Lins

As tradicionais barracas de fogos de artifício das festas juninas começam a surgir em pontos estratégicos de João Pessoa e de cidades em que há celebrações no período. A diversidade não é só de produtos, mas também de riscos oferecidos a quem vende e a quem compra. Por isso, a atenção de vendedores e de clientes deve ser redobrada para evitar incêndios, queimaduras e explosões.

De acordo com o Corpo de Bombeiros da Paraíba, a venda de fogos de artifício é controlada por meio de fiscalizações, feitas de acordo com um código de proteção contra incêndios elaborado pela corporação. “Nossas primeiras fiscalizações vão ocorrer a partir desta segunda-feira, mas elas continuam até o final dos festejos juninos e a população pode denunciar as barracas que estiverem instaladas em lugares impróprios para comercialização dos produtos”, explica o tenente Cícero Silva, da seção de Relações Públicas do Corpo de Bombeiros. 

É importante evitar a compra em locais sem o certificado de aprovação, já que há possibilidade de explosão nos pontos de venda ou até mesmo devido ao modo de fabricação dos fogos, alerta o tenente. “É preciso ter cuidado, também, com as barracas instaladas em áreas residenciais”, adverte Silva, referindo-se aos riscos oferecidos pelo contato com a rede elétrica.

O trabalho dos bombeiros não anula os cuidados de quem manuseia o material. Durante os festejos juninos, é importante estar atento aos possíveis acidentes com fogueiras, evitando o uso de álcool, gasolina ou outro combustível para acendê-las, além de evitar as brincadeiras de pular por cima das chamas.

Apesar do mês de junho ter começado há 11 dias, a movimentação nas barracas de fogos de artifícios, montadas na lateral do Estádio Almeidão, ainda está fraca. A expectativa é de que as vendas melhorem a partir do dia 20 de junho.

Gerônimo Pereira trabalha com fogos de artifício há mais de cinco anos. Ele disse que a procura maior está sendo pelos artigos infantis. “Na semana que vem as vendas devem melhorar com o início das festas juninas das escolas”, afirma.

Proprietário de uma barraca na cidade, Gerônimo conta que os produtos mais procurados também são os infantis: traque, estalo, estrelinha, chumbinho e chuva de prata. Os preços variam entre R$ 2 a R$ 100.

Veja principais dicas do Corpo de Bombeiros de prevenção de acidentes com fogos de artifícios:

– Antes  de  usar  fogos  de  artifício,  leia  atentamente  e  siga  todas  as  instruções  do  fabri-
cante;
– Não  faça  uso  de  bebidas  alcóolicas ao acender fogos de artifício;
– Acenda um por vez e, de preferência, utilizando luvas;
– Mantenha-se afastado  quando   outra   pessoa acende o dispositivo;
– Não permita que  crianças   acendam fogos de   artifício   e   mantenha-as afastadas ao acendê-los;
– Não se aproxime do dispositivo,  nem  tente reacendê-lo caso ele não tenha deflagrado.  Ele  ainda  pode  estourar  e,  se  você  estiver  próximo,  pode causar lesões graves;
– Jamais tente  fabricar  foguetes em casa, pois é muito perigoso;
– Nunca  abandone  na  rua  ou  em sua casa foguetes que falharam,  pois  outras  pessoas  
podem  tentar  explodi-los  e  sofrer sérias lesões;
– Não  solte  fogos  de  artifício  próximo  a  residências,  postos  de  combustíveis,  a  redes  elétricas, etc.;
– Para   acender   os   foguetes, amarre-os  antes  em  varetas  longas de madeira e  acenda-os  a  um  metro de distância com  outra  vareta  de madeira;
– Após a queima  não  deixe resíduos no chão e mergulhe  o  material usado em água para evitar a reutilização;
– Em caso de acidente com fogos  de  artifício,  o  ferimento  deve  ser  lavado  com  água  corrente.  Não  se  deve  tocar  na  área  afetada  e  nem  colocar  substâncias  sobre  a  lesão,  como  manteiga,  creme dental, pomadas e outros. A vítima  deve ser encaminhada  imediatamente para um hospital.

COMPARTILHE

Bombando em Paraíba

1

Paraíba

Motoboys ameaçam protesto contra onda de violência sofrida pela categoria em João Pessoa: “todos os dias somos roubados”

2

Paraíba

Comerciantes bloqueiam estrada na saída de Guarabira e cobram construção de matadouro público

3

Paraíba

“O treino de hoje tá pago”: cantor Flávio José surpreende web ao surgir em vídeo fazendo academia

4

Paraíba

Homem é preso após esfaquear ex-companheira no Agreste da Paraíba

5

Paraíba

Alerta Fofo! Pônei caramelo perdido encanta e intriga na avenida Cruz das Armas em João Pessoa