Boletim

Covid-19: Comitê afirma que relaxamento de distanciamento social pode gerar tragédia humana sem precedentes no país

Segundo o Comitê, "não há justificativa alguma para qualquer tipo de relaxamento no distanciamento social".

Covid-19: Comitê afirma que relaxamento de distanciamento social pode gerar tragédia humana sem precedentes no país

Ainda segundo eles, o isolamento social reduziu a velocidade de contaminação por coronavírus em Fortaleza e no Estado do Ceará — Foto:Reprodução

O Comitê Científico do Consórcio Nordeste afirmou através de um boletim emitido na última quinta-feira (09) e divulgado neste domingo (12), pela Secretaria de Saúde da Paraíba, que o relaxamento de distanciamento social pode gerar tragédia humana sem precedentes no país. O Comitê Científico do Consórcio Nordeste para o COVID-19, integrado por representantes de todos Estados da região e assessorados por cientistas e médicos de outras regiões do país e do exterior, está estudando todos aspectos da pandemia através de 9 subcomitês. 

Segundo o Comitê, “não há justificativa alguma para qualquer tipo de relaxamento no distanciamento social”.

Ainda segundo eles, o isolamento social reduziu a velocidade de contaminação por coronavírus em Fortaleza e no Estado do Ceará. Um estudo realizado pelo Grupo de Sistemas Complexos, do Departamento de Física, da Universidade Federal do Ceará (UFC), com apoio da Secretaria de Saúde do Estado (SESA-CE) e da Vigilância Epidemiológica da Prefeitura de Fortaleza, concluiu que em 24 de março Fortaleza registrava 542, e o estado do Ceará, na mesma data, 607. Sem o isolamento determinado pelo governo estadual o número seria 1.194 para a capital e 1.349 para o estado.

No boletim do Comitê, também ressalta que neste momento, não existe nenhum embasamento científico ou clínico que justifique o uso da hidroxicloroquina no tratamento de pacientes em qualquer fase da infecção produzida pelo coronavírus.

” Artigos publicados nos últimos dias em diversas revistas científicas de grande relevância, corroboram esta compreensão e indicam os graves riscos, inclusive de morte súbita, que o uso indiscriminado desde medicamento pode acarretar”, diz o boletim.

“Os resultados com a Hidroxicloroquina são tão erráticos que há hospital deixando de usar HcQ”, completa.

Confira o boletim completo

COMPARTILHE

Bombando em Paraíba

1

Paraíba

João Pessoa e mais 101 municípios estão sob alerta de chuva e ventos de até 100 km/h; veja quais cidades

2

Paraíba

Paraíba tem quase 30 praias impróprias para banho neste fim de semana; veja quais

3

Paraíba

Prefeitura de Santana dos Garrotes desembolsa R$ 150 mil com show de 1h30

4

Paraíba

Cagepa interrompe abastecimento de água em locais de João Pessoa, Santa Rita e Bayeux

5

Paraíba

Trens voltam a circular entre Cabedelo e Santa Rita a partir desta segunda-feira