Turismo

Crise na Avianca faz João Pessoa registrar pior índice de ocupação dos últimos sete anos, diz ABIH

É o que revela um mapeamento feito pela Associação Brasileira da Indústria Hoteleira​ (ABIH-PB)​. A ocupação média no período gira em torno de 30% a 40%.​

Crise na Avianca faz João Pessoa registrar pior índice de ocupação dos últimos sete anos, diz ABIH

Segundo um dos diretores da entidade, Gustavo Paulo Neto​, a incerteza dos rumos da economia, a falência da Avianca Brasil e o consequente aumento das passagens aéreas foram os responsáveis pelo atual cenário de crise no ramo. — Foto:Walla Santos

O índice de ocupação dos dois últimos meses (maio e junho) foi um dos piores já registrados pela rede hoteleira na Paraíba, em comparação ao mesmo período do ano passado, não chegando a 45%. É o que revela um mapeamento feito pela Associação Brasileira da Indústria Hoteleira (ABIH-PB). Em relação ao ano passado a taxa de ocupação nesse mesmo período chegou a 70%.

Segundo um dos diretores da entidade, Gustavo Paulo Neto, a incerteza dos rumos da economia, a falência da Avianca Brasil e o consequente aumento das passagens aéreas foram os responsáveis pelo atual cenário de crise no ramo. “Essa situação teve influência direta e atingiu em cheio o setor hoteleiro de João Pessoa. O índice de ocupação dos dois últimos meses (maio e junho) foi um dos piores já registrados pelo setor nos últimos sete anos”, ressaltou.

Ainda segundo ele, o momento é de pessimismo e as empresas devem estar preparadas para saber enfrentar esse cenário que só terá melhora com o aumento da concorrência de empresas aéreas por meio da abertura do mercado estrangeiro.  “A situação está bastante preocupante, porque os números de julho não estão reagindo e certamente teremos um terceiro mês consecutivo com os hotéis com baixíssima ocupação”, alertou.

Segundo ele, “a esperança é que com as empresas estrangeiras liberadas para atuação dentro do Brasil, a livre concorrência possa quebrar o monopólio dessas poucas empresas e isso vai influenciar no preço das passagens e consequentemente aquecerá o turismo”, reforçou. 

COMPARTILHE

Bombando em Paraíba

1

Paraíba

Mais de 3 mil famílias indígenas aguardam demarcação de terras no Litoral Norte da Paraíba

2

Paraíba

Ministério Público investiga compra de medicamentos vencidos pela Prefeitura de Esperança

3

Paraíba

Policial é alvejado durante operação em Cabedelo; homem é preso

4

Paraíba

Ministério Público Federal arquiva processo sobre recursos para o Hospital Padre Zé na pandemia

5

Paraíba

Prefeitura de Cuité de Mamanguape ‘amplia’ gastos e contrata mais de R$ 700 mil em shows