
Foto_Marina Ramos_Câmara dos Deputados
Um ato público contra a PEC 32, da Reforma Administrativa, acontece nesta sexta-feira (25), em Patos. De acordo com Tony Sérgio, da CUT Paraíba e presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Correios da Paraíba, a mobilização demonstra a força e a unidade do movimento sindical na luta contra os retrocessos impostos pela proposta.
Segundo o sindicalista, a Reforma Administrativa propõe mudanças que afetam a qualidade e a continuidade do serviço público “ameaça a estabilidade, aumenta a terceirização, assim como prevê redução de jornada e de salários, além de avançar na precarização dos serviços para à população. Essa PEC não atinge apenas o serviço público federal, mas também o estadual e o municipal, além das empresas públicas. Ela interfere nos planos de cargos, carreiras e salários, e também nos concursos públicos. É um retrocesso que nos leva de volta a um período anterior a 1988, antes da Constituição Cidadã”, alertou Tony.
A mobilização foi definida durante uma plenária realizada na última quarta-feira (23), no Sintep, onde foram acertados todos os encaminhamentos do ato. Estão sendo organizadas caravanas vindas do Rio Grande do Norte, Pernambuco, Sergipe e Alagoas, além de dois ônibus de Campina Grande e um de Santa Rita, todos dirigindo-se a Patos para participar da manifestação.
Para o movimento sindical, a PEC 32 representa uma ameaça às conquistas históricas da classe trabalhadora e compromete a qualidade dos serviços prestados à população. A defesa do serviço público e o fortalecimento das carreiras são as principais bandeiras do ato.
