Avaliação

Daniel Beltrammi faz balanço de um ano de pandemia de Covid-19, revela sobrecarga de sistema de saúde e aponta desafios diante de cenário

Chegando a um ano de pandemia da Covid-19 na Paraíba, o secretário Executivo de Gestão de Unidades de Saúde da Paraíba, Daniel Beltrammi, fez um balanço das ações feitas no Estado para o enfrentamento da doença. E em mais um momento considerado delicado, como o atual, o gestor ressaltou a importância da população manter os cuidados preventivos sanitários. Revelou ainda a sobrecarga do sistema de saúde e desafio diante deste cenário. 

Nesse período, mais de 100 leitos para tratamento da doença ativos no período de maio a junho de 2020, considerado o mais crítico, e mais outros neste ano de 2021, que já tem mais internações diárias do que no período do ano anterior. Além disso, mais de 4 mil contratações de profissionais de saúde para trabalhar na linha de frente da doença. Beltrammi ainda pontuou outras ações, como o ClickPB acompanhou, como a distribuição de máscaras para as pessoas mais carentes, feiras para os estudantes da rede pública estadual e isenções de algumas taxas. 

E, neste novo momento considerado mais sério da pandemia, o secretário pede que as pessoas usem máscaras, mantenham o distanciamento e, se estiver no dentro do grupo prioritário de vacinação, procure se imunizar. Lembrou ainda do aumento do número de internações diárias e também dos mais de mil casos confirmados para a doença diariamente assim como os mais de 30 mortos. 

“Voltamos a um cenário que um ano de controle da pandemia somos desafiados porque parte importante de nós abandona a proteção, de outubro de 2020 até aqui vemos crescimento de casos, internações e óbitos. mais de mil novos casos diários, 30 óbitos ao dia e internações hospitalares passando de 20, a 40 , 70 até 80. Isso mostra como o sistema está em sobrecarga”, afirmou.