Bruno Germano

Delegado de Homicídios de JP aponta aumento de 25% em inquéritos solucionados

delegado adjunto disse que a Delegacia de Homicídios está se empenhando para reduzir os índices de crimes violentos letais intencionais (CVLI)

Delegado de Homicídios de JP aponta aumento de 25% em inquéritos solucionados

Bruno Victor Germano, delegado — Foto:Walla Santos

A quantidade de inquéritos solucionados na Delegacia de Homicídios de João Pessoa aumentou 25% em 2016, índice superior à média nacional, que foi de 12%. A informação é do delegado adjunto da Delegacia de Homicídios de João Pessoa, Bruno Victor Germano, responsável pelas investigações na Zona Norte de João Pessoa. Ele observa que o aumento da criminalidade em determinadas áreas da Capital estão relacionadas à soltura de presos.    

O delegado explicou que a criminalidade tem se comportado de forma sazonal nas diversas áreas da Capital. “No ano passado o bairro do Cristo estava com um índice elevado de violência, e com o trabalho foram feitas várias prisões, de quadrilhas e pessoas envolvidas com homicídio, e esse índice foi bastante reduzido. Já o bairro do Rangel estava com um índice bastante reduzido e, do final do ano para cá, o índice vem aumentando. De acordo com nossos estudos, são justamente homicidas que estavam presos e foram postos em liberdade, voltaram para a área do Rangel e voltaram a praticar os mesmos crimes que estavam praticando”, revelou Bruno. 

Segundo ele, isso tem feito com que a Delegacia monte ações direcionadas para o setor. “Do indulto natalino, mais de 20% das pessoas soltas não retornam para o cumprimento da sua pena, seja foragido, seja morto”, disse. Ainda segundo ele, grande parte dos apenados que saem, em regime semi aberto,, durante o dia e vão dormir à noite, praticam  vários tipos de delitos durante o dia e, à noite, voltam para o presídio apenas para dormir e até mesmo para levar drogas, armas, escondido, que às vezes passam despercebidos pelo sistema”, disse.

Crimes consumados – O delegado adjunto disse que a Delegacia de Homicídios está se empenhando para reduzir os índices de crimes violentos letais intencionais (CVLI), e para isso o trabalho tem sido cada vez mais direcionado de forma a melhorar a efetividade. 

“Deixamos de investigar as tentativas de homicídios, que foram repassadas para as delegacias distritais, e ficamos apenas com os crimes consumados, o que especificou ainda mais o nosso trabalho, ajudando também na melhora dos índices de inquéritos solicionados com autoria. No ano de 2016, no final do ano, nós tivemos um incremento de 25% de inquéritos solicionados com autoria, que é uma média bem superior à média nacional, que é em torno de 12%”, disse Bruno. Com a mudança, a atribuição das tentativas de homicídio passou para as delegacias distritais. 

Em levantamento feito pelo delegado, na Zona Norte de João Pessoa, ele obserbou que mais de 80% das testemunhas que dão depoimento na delegacia de homicídio, temem por estar prestando informações à polícia, pela falta de um programa de proteção a testemunhas. “Mas é uma meta do secretário de Segurança Cláudio Lima, que já vem tomando algumas medidas para efetivar mais um instrumento para a Polícia Civil”, afirmou.  

O delegado Bruno Germano disse que a estratégia de investigação, dividida em blocos, adotada pela polícia para investigar tem contribuído com a melhora dos resultados. “Cada cartório compõe uma área de atuação, temos cartórios que investigam só o passivo que são os inquéritos mais antigos, e os que investigam os ativos – mais recentes”, explicou Bruno, apontando ainda a qualidade do pessoal e os investimentos feitos na segurança pública. 

“No ano de 2016, na Delegacia de Homicídios, que tem como titular o delegado Reinaldo Nóbrega, efetivamos a prisão de mais de 215 mandados de prisão com relação a homicidas, dentro da capital paraibana”, comemorou. 

Acompanhe mais notícias do ClickPB nas redes sociais:
 FacebookTwitterYoutube e Instagram
Entre em contato com a redação do ClickPB: 
Telefone: (83) 99624-4847
WhatsApp: (83) 99624-4847
E-mail: redacao@clickpb.com.br

COMPARTILHE

Bombando em Paraíba

1

Paraíba

Homem acusado de homicídio há mais de 20 anos no Distrito Federal é preso no interior da Paraíba

2

Paraíba

Clima: Paraíba registra temperaturas mínimas de 16º a 22º neste sábado

3

Paraíba

Michelle Bolsonaro recebe cidadania pessoense e vereadora Eliza comenta: “mulher não precisa ser igual ao homem”

4

Paraíba

Cabo Gilberto diz que Efraim vai votar pelo impeachment de Moraes e diz que ministro do STF “tem problemas psicológicos”

5

Paraíba

Cabo Gilberto abre portas do PL para Efraim e dissidentes do União Brasil na Paraíba: “palanque para ele e outras lideranças”