Um lar

Dia das Crianças: Paraíba tem 50 crianças e adolescentes à espera de um lar

Em todo o país mais de 5.154 mil permanecem na expectativa de ter uma família.

Dia das Crianças: Paraíba tem 50 crianças e adolescentes à espera de um lar

Neste domingo, véspera da data em que se comemora o Dia das Crianças, segundo dados do Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento (SNA​), do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), mais de 30 mil crianças e adolescentes estão em situação de acolhimento. — Foto:reprodução

Em busca de um lar. É assim que mais de 50 crianças e adolescentes na Paraíba aguardam pela adoção, segundo dados recente do Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento (SNA), do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) obtidos pelo ClickPB. Ainda segundo a instituição 26 foram para o processo de adoção e 18 estão vinculadas a pretendentes. De acordo com dados do Conselho Nacional de Justiça, há 477 pretendentes já habilitados para adotar na Paraíba.

Neste domingo, véspera da data em que se comemora o Dia das Crianças, mais de 30 mil crianças e adolescentes estão em situação de acolhimento em mais 4.533 unidades em todo o país. Deste total, 5.154 mil permanecem na expectativa de ter uma família.

Atualmente, 7.997 crianças na fase da primeira infância – de 0 a 6 anos -, estão em situação de acolhimento, sendo pouco mais da metade do sexo masculino. Deste total, 1.875 crianças com até 3 anos aguardam até seis meses pelo retorno à família de origem ou pela adoção. Já a maior parcela das crianças entre 3 e 6 anos permanece entre 12 e 24 meses nas unidades de acolhimento.

A faixa etária que compõe a maior parte dos abrigados no Brasil são os adolescentes. São 8.643 com mais de 15 anos, sendo mais da metade do sexo masculino. Deste total, 3.142 estão abrigadas há mais de três anos e não têm irmãos nas mesmas condições.

Entre um dos projetos que tentam desburocratizar o processo de adoção no país está o PL 6.032/2019, do senador Veneziano Vital do Rêgo (PSB-PB) que pretende ampliar essa possibilidade para qualquer pessoa com quem ela já tenha vínculos, desde que não seja constatada a ocorrência de má-fé.  

COMPARTILHE

Bombando em Paraíba

1

Paraíba

Manifestantes interditam BR-230 e reclamam de liberação de água em açude de Engenheiro Ávidos

2

Paraíba

Paraíba Restaurant Week: maior evento de gastronomia do estado tem pratos a partir de R$ 62,90, em João Pessoa

3

Paraíba

Tribunal de Justiça da Paraíba está entre os que mais inovam na defesa dos povos indígenas

4

Paraíba

Empreendedores da Paraíba podem concorrer a prêmio de mais de R$ 15 mil; saiba como participar

5

Paraíba

Shopping será construído no complexo Aluízio Campos e deve gerar 800 empregos em Campina Grande