Consulta pública

Divergência no período de inscrições do Sisu na UFPB é investigada pelo MPF e DPU

Instituições abriram prazo de 10 dias para que estudantes que tenham sido prejudicados com prazo relatem os casos

Divergência no período de inscrições do Sisu na UFPB é investigada pelo MPF e DPU

Campus I da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em João Pessoa — Foto:Walla Santos

O Ministério Público Federal da Paraíba (MPF-PB) e a Defensoria Pública da União na Paraíba (DPU-PB) estão investigando um possível prejuízo a estudantes que tentaram vaga na Universidade Federal da Paraíba (UFPB) via Sisu, mas não conseguiram por divergência na data final de inscrições entre a universidade e o sistema Sisu. Instituições abriram um prazo de 10 dias para que estudantes que tenham sido prejudicados possam relatar os casos em consulta pública.

De acordo com a DPU, o edital nº 7/2017 do Sisu determinava o dia 7 de fevereiro como data limite para inscrição de cadastramento nas universidades, mas o edital PRG Nº. 006/2017, elaborado pela UFPB, indicava o dia 6 de fevereiro como prazo final, um dia a menos do que o previsto no cronograma nacional do sistema.

Consulta Pública – O relato dos estudantes que se sentiram prejudicados deve ser feito por meio de preenchimento deformulárioem consulta pública, lançada na quinta-feira (23). Após o período de colheita de casos, a DPU e o MPF-PB vão analisar as medidas que deverão ser tomadas para defender os direitos dos candidatos.

A pró-reitora de Graduação da UFPB, Ariane Sá, explicou que o Inep disponibilizou o sistema de cadastramento para o SISU entre os dias 03 e 07 de fevereiro e que algumas universidades optaram pelos dias 03, 06 e 07. “A UFPB, por estar em período de reposição de aulas que, por conta de uma greve ainda está repondo o período letivo 2016.2, optou por não fazer interrupção de atividades de Aulas na Central de Aulas – espaço utilizado para fazer o cadastramento”, explicou Ariane Sá. 

Autonomia – Além disso, a pró-reitora da UFPB, destacou que, durante o período de inscrição do Sisu, foi montada uma super estrutura e o cadastramento foi realizado nos dias 04, 05 e retardatários 06 de fevereiro. Segundo ela, o processo foi bem sucedido, tendo se inscrito cerca de quase 52% dos candidatos, média próxima da alcançada no ano passado. 

“Em todos os editais, o Inep avisa que o candidato deve ficar atento às datas da universidade escolhida. As universidades têm autonomia de, no período que o Sisu fica aberto para cadastro, optar pelas melhores datas”, finalizou Ariane Sá

Acompanhe mais notícias do ClickPB nas redes sociais:

 FacebookTwitterYoutube e Instagram
Entre em contato com a redação do ClickPB: 
Telefone: (83) 99624-4847
WhatsApp: (83) 99624-4847
E-mail: [email protected]

COMPARTILHE

Bombando em Paraíba

1

Paraíba

Resultado da eleição na UFPB deve sair na madrugada de amanhã

2

Paraíba

Prefeitura de Campina Grande investe em ações para atrair empreendimentos e empregos durante evento em São Paulo

3

Paraíba

Pesquisa mostra queda de 17,6% na insegurança alimentar na Paraíba

4

Paraíba

João Azevêdo anuncia remissão e anistia de dívidas das empresas produtoras de redes e produtos similares, na Paraíba

5

Paraíba

Estádios Almeidão e Amigão vão receber nova iluminação em LED ainda este ano, revela secretário de Esportes