Paraíba

Doses da vacina AstraZeneca/Oxford serão distribuídas nesta segunda-feira para toda a Paraíba, diz secretário de Saúde

"Após a conclusão, vamos iniciar a vacinação de outra população: a dos idosos acima de 75 anos."

Doses da vacina AstraZeneca/Oxford serão distribuídas nesta segunda-feira para toda a Paraíba, diz secretário de Saúde

O secretário comentou o armazenamento e distribuição das doses da vaxina AstraZeneca/Oxford. — Foto:Walla Santos

O Secretário de Saúde da Paraíba, Geraldo Medeiros, informou neste domingo (24) que as doses da vacina AstraZeneca chegaram à Paraíba na manhã de hoje, por volta das 11h05.

O secretário explicou o armazenamento e distribuição das doses da vaxina AstraZeneca/Oxford e informou que as novas doses seguirão o mesmo protocolo de logística anterior, com distribuição iniciando a partir desta segunda-feira (25).

“Nesse momento assim que for entregue ao furgão esses 36 mil lotes da vacina, imediatamente serão destinadas à Secretaria Estadual de Saúde, os técnicos já estarão naquela localidade para separar, e todas as gerências receberão na segunda-feira de manhã, como foi na logística anterior, tornando ágil e permitindo ao cidadão paraibano em todos os 223 municípios a entrega da vacina imediatamente”, disse o secretário.

Geraldo Medeiros também explicou que mais doses da vacina da Coronavac devem ser entregues na próxima semana, na Paraíba. “Provavelmente nós teremos o envio de outros lotes do Butantan brevemente na próxima semana, e os profissionais de saúde continuarão sendo vacinados. Nós temos 126 mil profissionais de saúde no estado e teremos oportunidade nesse lote de contemplar todos os profissionais de saúde a partir dos próximos envios, desde que mesmo com esses 36 mil lotes atuais ainda não contempla todos os profissionais de saúde”, explicou.

O secretário explicou a ordem de prioridades da vacinação. “Os profissionais de saúde são aqueles que estão diretamente vinculados a zona Covid. Eles trabalham nas UTIs Covid, enfermarias, UPAs, no SAMU e em qualquer área que sejam submetidos a uma alta carga viral. Progressivamente com a chegada de outros lotes, os outros profissionais que tem contatos eventuais com doentes com Covid serão também contemplados”, disse.

Por fim, o secretário explicou que, após vacinados os grupos prioritários, o próximo grupo a receber a vacina é o de idosos acima de 75 anos. “Nós temos 126 mil profissionais de saúde, temos 3.300 indígenas, 1.202 idosos institucionalizados. A totalidade é de aproximadamente 150 mil paraibanos destinados a vacina nesses lotes iniciais. Após a conclusão, vamos iniciar a vacinação de outra população: a dos idosos acima de 75 anos”, concluiu.

COMPARTILHE

Bombando em Paraíba

1

Paraíba

Semana Santa: confira cinco receitas fáceis e rápidas para incrementar o almoço da Páscoa

2

Paraíba

Pollyanna Dutra enfatiza importância do protagonismo feminino nos espaços de poder na Paraíba: “É necessário que as mulheres ocupem cargos sociais e políticos no Estado”

3

Paraíba

Prefeitura de Remígio vai gastar quase R$ 250 mil com shows na festa de aniversário da cidade

4

Paraíba

Ministério da Saúde divulga lista com 13 cidades paraibanas que devem receber vacina da dengue; veja municípios

5

Paraíba

Pré-campanha ilegal pode causar multa e até cassação do mandato, alerta especialista