Polêmica

EBC censura imagem de Marielle Franco em matéria gravada na Paraíba

Uma matéria especial que foi gravada na Paraíba, no Espaço Cultural, em João Pessoa foi alvo de censura pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC).

EBC censura imagem de Marielle Franco em matéria gravada na Paraíba

O programa segue sem ser exibido. No horário em que era transmitido o Antenize, sábado às 21h30, a estatal veicula o Recordar é TV. — Foto:Reprodução

Uma matéria especial que foi gravada na Paraíba, no Espaço Cultural, em João Pessoa foi alvo de censura pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC). O Portal ClickPB teve acesso ao conteúdo que fala sobre o centenário de Jackson do Pandeiro. A série foi ao ar no Antenize, da TV Brasil, em 31 de agosto e teve um dos trechos em que aparece um cordel com a imagem de Marielle Franco retirado.Assista ao vídeo com o antes e depois do corte.

Após a veiculação que também foi publicada no YouTube, por cinco segundos, a câmera focaliza livros de cordel, com capas em xilogravura na original e na que foi censurada substituíram o livro com a vereadora que foi tragicamente assassinada, juntamente com o motorista, no Rio de Janeiro em 2018. O caso nunca foi encerrado e os suspeitos seguem impunes. 

Uma semana após a veiculação, o diretor de programação da EBC, Vancarlos Alves, foi demitido, o que levantou críticas de funcionários como sendo uma retaliação ao uso da imagem da vereadora. Depois de duas semanas, no dia 23 de setembro, a TV Brasil publicou outra versão para seu canal no Youtube, agora sem a imagem de Marielle Franco. A antiga foi excluída. O caso ficou ainda mais grave quando a produção do programa foi informada de que o Antenize havia saído da grade. O programa segue sem ser exibido.  No horário em que era transmitido o Antenize, sábado às 21h30, a estatal veicula o Recordar é TV.

Desde que o governo Bolsonaro assumiu a presidência da República, a empresa tem sido alvo de diversos programas de reestruturações como demissões e programas voluntários de desligamento. A empresa é responsável por toda programação cultural, educativa e social que circula na TV pública do país.

COMPARTILHE

Bombando em Paraíba

1

Paraíba

Cagepa interrompe abastecimento de água em locais de João Pessoa, Santa Rita e Bayeux

2

Paraíba

Trens voltam a circular entre Cabedelo e Santa Rita a partir desta segunda-feira

3

Paraíba

Manifestantes interditam BR-230 e reclamam de liberação de água em açude de Engenheiro Ávidos

4

Paraíba

Paraíba Restaurant Week: maior evento de gastronomia do estado tem pratos a partir de R$ 62,90, em João Pessoa

5

Paraíba

Tribunal de Justiça da Paraíba está entre os que mais inovam na defesa dos povos indígenas