Paraíba

Eitel Santiago assume Segurança Pública na segunda

O subprocurador-geral da República, Eitel Santiago de Brito Pereira, 51 anos, toma posse na próxima segunda-feira (22), no cargo de secretário de Estado da Segu

O subprocurador-geral da República, Eitel Santiago de Brito Pereira, 51 anos, toma posse na próxima segunda-feira (22), no cargo de secretário de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social. A solenidade de posse acontecerá às 16 horas, na sede da Secretaria, que fica na Avenida Hilton Souto Maior, bairro de Mangabeira, na capital.

O novo secretário de Segurança foi nomeado pelo governador Cássio Cunha Lima no início de seu segundo mandato, em substituição ao advogado Harrison Targino.

Desde que foi nomeado secretário, Eitel Santiago vem realizando reuniões com a equipe técnica da secretaria e com o ex-secretário. Durante o processo de transição na pasta, revelou seus planos de investir em um modelo de segurança que aponte para ações sociais, como forma de atacar as origens do crime e não apenas suas conseqüências finais.

Eitel também se reuniu com comandantes de Polícia Militar e chefes de Polícia Civil, inteirando-se da realidade de cada uma das instituições em todo o Estado e já tomando algumas decisões.

“O nome de Eitel tem o peso necessário para o cargo que ocupará, dada a sua capacitação no âmbito jurídico e a experiência que acumulou em investigações, enquanto membro do MP”, disse Gerson Barbosa, superintendente Geral da Polícia Civil. Já o comandante Geral da PM, José Gomes de Lima Irmão, destacou a importância das pretensões trazidas pelo novo secretário, que darão continuidade ao ritmo operacional que a Segurança da Paraíba ganhou nos últimos anos. “Temos alcançado excelentes resultados no combate ao crime e teremos seqüência em nossas ações”, afirmou.

Já o ex-secretário Harrison Targino, que participou diretamente da escolha do nome do novo comandante da Segurança Pública, disse que Eitel tem a capacidade e a experiência necessária para comandar uma pasta considerada fundamental para o Estado. “É um cargo de muita responsabilidade e que só poderia ser ocupado por alguém com a qualificação de Eitel”, afirmou.

Eitel Santiago

Eitel Santiago é bacharel em Direito, formado pela Universidade Federal da Paraíba no ano de 1976, inscrevendo-se como advogado na OAB/PB um ano depois. No ano de 1984, ingressou no Ministério Público Federal, atuando, em seguida, como Procurador da República nos estados de Rondônia, Distrito Federal e Paraíba. Nesse último trabalhou como Procurador Regional da República, com ofício eleitoral.

No dia 16 de maio de 1996, foi promovido por merecimento ao cargo de Subprocurador-geral da República, passando a trabalhar em Brasília. Desde então, além de ter oficiado em processo da competência de Superior Tribunal de Justiça e do Supremo Tribunal Federal, exerceu relevantes funções no âmbito do Ministério Público Federal., entre elas o cargo de coordenador da 5ª Câmara de Revisão, membro do Conselho Superior do MPF e Corregedor Federal do MPF.

Fonte: Secom

COMPARTILHE

Bombando em Paraíba

1

Paraíba

Paraíba tem alerta de chuvas intensas e ventos fortes de até 60km/h para 92 municípios do Sertão

2

Paraíba

Cabedelo vai ganhar dez novos ônibus para o transporte coletivo; entrega será amanhã

3

Paraíba

Prefeitura de Tacima gasta quase R$ 500 mil em 7,2 toneladas de carne bovina, frango, linguiça e outros itens

4

Paraíba

Mais seis empresas devem se instalar no Complexo Aluízio Campos, em Campina Grande, nos próximos meses

5

Paraíba

Governo da Paraíba destina mais de R$ 8 milhões para pagamento do Garantia-Safra a agricultores de 135 municípios