Debate

Em audiência pública, participantes discutem bônus regional na UFPB e sugerem ampliação de debate; nova reunião acontece dia 24

Além da apresentação de pontos convergentes e divergentes, alguns sugeriram ampliação e aprofundamento do debate.

Em audiência pública, participantes discutem bônus regional na UFPB e sugerem ampliação de debate; nova reunião acontece dia 24

UFPB discute com comunidade, em audiência pública, bônus regional para ingresso na instituição. — Foto:Walla Santos

Por quase três horas, representantes de departamentos dos cursos da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), dos conselhos da instituição, além da comunidade externa (estudantes e pais/mães) discutiram sobre a proposta de bonificação regional. Propõe-se 10% na na nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para ingresso na unidade superior de ensino. Além da apresentação de pontos convergentes e divergentes, alguns sugeriram ampliação e aprofundamento do debate. O Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) volta ao debate dia 24. 

O reitor da UFPB, Valdiney Gouveia, argumentou que instituições federais dos estados vizinhos como a UFPE (em Pernambuco) e UFRN (Rio Grande do Norte) já aplicaram a bonificação, sendo a primeira com 15%. Além disso, o Ceará também iniciou o debate sobre o tema. De acordo com ele, como acompanhou o ClickPB, na reunião desta segunda-feira (20), um estudo realizado entre 2000 a 2018 mostrou que estudantes da Paraíba que cursaram na instituição tendem a permanecer no Estado. “O que é bom para o Estado”, frisou. Enquanto os que vindos de fora, optam por retornar aos estados de origem.

Para alguns participantes se faz necessário ampliar e aprofundar o debate sobre o assunto, “esgotar o tema e não aprovar em toque de caixa” como citou um dos docentes. Uma das críticas é que a bonificação beneficiaria estudantes de escolas particulares, excluindo os estudantes de escolas públicas, pois o estudante teria que escolher entre a política de bonificação e a de cotas. Outro assunto também que também será discutido é o conceito de bônus regional. Para a relatora, professora Bagnólia Costa, o ideal é que seja mudado para bônus estadual. 

Além dos docentes da instituição, dos conselhos, ainda contou com a presença de estudantes, pais e direção de escola. Eles foram sorteados em uma lista de inscritos para participar da audiência pública, que aconteceu de forma presencial e virtual, transmitida na sala virtual da Secretaria dos Órgãos Deliberativos da Administração Superior da UFPB (Sods). 

No próximo dia 24 de setembro retoma a reunião extraordinária do Consepe da UFPB que irá analisar a minuta de resolução que propõe a bonificação regional e que começou a ser discutida no último dia 9 de setembro. De acordo com a UFPB, a iniciativa, que é uma demanda da sociedade, tem como objetivo a inclusão regional, em favor dos estudantes da Paraíba, bem como reduzir a evasão na UFPB e fomentar o desenvolvimento do Estado.

COMPARTILHE

Bombando em Paraíba

1

Paraíba

Dinho prevê que nove vereadores podem não se reeleger em outubro e diz que Câmara pode ter “grande renovação” em João Pessoa

2

Paraíba

“Estamos bastante ansiosas”, revela Terezinha Domiciano sobre nome ser validado para encabeçar lista tríplice na UFPB

3

Paraíba

Napoleão Maracajá rebate fala de Rostand Paraíba e diz que aumento de 40% deveria ser doado a instituições: “inadmissível”

4

Paraíba

Operação do Gaeco e Polícia Militar cumpre 30 mandados em 14 cidades da Paraíba

5

Paraíba

Acidente no viaduto das Três Lagoas deixa trânsito lento na BR-230