Novidade que vem por aí

A Rede Click vai trazer muitas novidades. Você vai poder enviar notícias através do VCnoClick, anunciar gratuitamente seus produtos e serviços no Click Classificados e concorrer a prêmios com o Click Vantagens.

Deixe seu contato e seja um dos primeiros a ser avisado quando a Rede Click entrar no ar!

Por favor insira um e-mail válido
Contato registrado com sucesso!

Paraíba

Editoria sobre Paraíba ir para editoria →

Debate

Em audiência pública, participantes discutem bônus regional na UFPB e sugerem ampliação de debate; nova reunião acontece dia 24

Além da apresentação de pontos convergentes e divergentes, alguns sugeriram ampliação e aprofundamento do debate.

UFPB discute com comunidade, em audiência pública, bônus regional para ingresso na instituição. (Foto: Walla Santos)

Por

Por quase três horas, representantes de departamentos dos cursos da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), dos conselhos da instituição, além da comunidade externa (estudantes e pais/mães) discutiram sobre a proposta de bonificação regional. Propõe-se 10% na na nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para ingresso na unidade superior de ensino. Além da apresentação de pontos convergentes e divergentes, alguns sugeriram ampliação e aprofundamento do debate. O Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) volta ao debate dia 24. 

O reitor da UFPB, Valdiney Gouveia, argumentou que instituições federais dos estados vizinhos como a UFPE (em Pernambuco) e UFRN (Rio Grande do Norte) já aplicaram a bonificação, sendo a primeira com 15%. Além disso, o Ceará também iniciou o debate sobre o tema. De acordo com ele, como acompanhou o ClickPB, na reunião desta segunda-feira (20), um estudo realizado entre 2000 a 2018 mostrou que estudantes da Paraíba que cursaram na instituição tendem a permanecer no Estado. "O que é bom para o Estado", frisou. Enquanto os que vindos de fora, optam por retornar aos estados de origem.

Para alguns participantes se faz necessário ampliar e aprofundar o debate sobre o assunto, “esgotar o tema e não aprovar em toque de caixa” como citou um dos docentes. Uma das críticas é que a bonificação beneficiaria estudantes de escolas particulares, excluindo os estudantes de escolas públicas, pois o estudante teria que escolher entre a política de bonificação e a de cotas. Outro assunto também que também será discutido é o conceito de bônus regional. Para a relatora, professora Bagnólia Costa, o ideal é que seja mudado para bônus estadual. 

Além dos docentes da instituição, dos conselhos, ainda contou com a presença de estudantes, pais e direção de escola. Eles foram sorteados em uma lista de inscritos para participar da audiência pública, que aconteceu de forma presencial e virtual, transmitida na sala virtual da Secretaria dos Órgãos Deliberativos da Administração Superior da UFPB (Sods). 

No próximo dia 24 de setembro retoma a reunião extraordinária do Consepe da UFPB que irá analisar a minuta de resolução que propõe a bonificação regional e que começou a ser discutida no último dia 9 de setembro. De acordo com a UFPB, a iniciativa, que é uma demanda da sociedade, tem como objetivo a inclusão regional, em favor dos estudantes da Paraíba, bem como reduzir a evasão na UFPB e fomentar o desenvolvimento do Estado.

Compartilhe:

Comentários (0)

Comentar

Destaque

ir para editoria →

Agentes da Semob vão monitorar dois eventos esportivos que terão percursos em vias da orla de João Pessoa

Prefeitura de João Pessoa oferece acompanhamento multidisciplinar para tratamento da gagueira

Paraíba distribui mais de 217 mil doses de vacina contra Covid-19 para municípios

João Azevêdo entrega pavimentação, ginásio e autoriza obras em Alagoa Nova, Lagoa Seca e São Sebastião de Lagoa de Roça