Alerta

Em cinco meses, mais de 1,7 mil pessoas foram internadas na Paraíba vítimas de acidentes de trânsito

Só este ano foram cerca de 250 mil novos automóveis e camionetas, 31 mil novos caminhões e caminhonetes e 3.600 novos ônibus e micro-ônibus que entraram nas ruas de João Pessoa, segundo dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

Em cinco meses, mais de 1,7 mil pessoas foram internadas na Paraíba vítimas de acidentes de trânsito

Samu é um dos responsáveis por socorrer vítimas de acidentes de trânsito na Paraíba. — Foto:Reprodução

De janeiro a maio de 2020, 1.787 pessoas foram internadas na Paraíba vítimas de acidentes de trânsito, conforme dados do Sistema de Informações Hospitalares do Sistema Único de Saúde. Desse total, 45 morreram no hospital. Já o número de pessoas que morreram nas estradas sem ao menos chegar a serem internadas chega a 290. Neste sábado (25), é o Dia do Motorista, e a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob) alerta para os cuidados que devem tomados no trânsito.

De acordo com estatísticas do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PB), a frota no mês de junho era de 1.382.657, sendo 758.854 veículos e 623.803 motos.  Somente este ano, em João Pessoa, cerca de 250 mil novos automóveis e camionetas, 31 mil novos caminhões e caminhonetes e 3.600 novos ônibus e micro-ônibus entraram em circulação, conforme dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). 

Por trás de cada volante existe um condutor e muitas responsabilidades. É com essa frase que a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP) tem tentado chamar a atenção dos condutores e alertar sobre uma direção segura e consciente. Neste sábado, 25 de julho, é comemorado o Dia do Motorista.

Para os condutores de automóveis, o alerta é de respeito à sinalização; cuidado com os limites de velocidade e atenção ao que acontece à sua volta. Para quem dirige caminhões o lembrete é para não estacionar em fila dupla para efetuar carga e descarga e priorizar a segurança de pedestres e veículos de menor porte. Motoristas de ônibus também precisam cuidar dos demais modais de trânsito, e conduzir de forma prudente e tranquila.

O superintendente da Semob-JP Wallace Massini, ressaltou a importância dos motoristas. “Nós parabenizamos todos os motoristas, principalmente aqueles que conduzem ônibus, táxis e que conduzem o transporte escolar, pois lidam diariamente com a responsabilidade de transportar vidas com segurança”, ressaltou.

“Este ano, infelizmente, não vamos fazer atividades nas ruas por conta da pandemia da Covid-19. No entanto, vamos divulgar em nossas redes sociais dicas e cuidados que os motoristas têm que ter em seu dia-a-dia para fazer um trânsito melhor e mais seguro”, disse Gilmara Branquinho, a chefe da Divisão de Educação da Semob-JP.

Municípios com mais casos de internações:

João Pessoa: 894

Campina Grande: 561

Patos: 201

Cajazeiras: 101

Fonte: Ministério de Saúde

COMPARTILHE

Bombando em Paraíba

1

Paraíba

Walber Virgolino rebate Vitor Hugo após declaração sobre não entrar em bairros de Cabedelo: “foi irresponsável”

2

Paraíba

Padre Egídio apresenta evolução em quadro de saúde, mas é mantido na UTI após cirurgia

3

Paraíba

Polícia Federal deflagra operação contra abuso sexual infantil e cumpre mandados na Paraíba

4

Paraíba

Caso Abrantes: nova audiência ocorre no próximo dia 25 em João Pessoa

5

Paraíba

 Hospital Metropolitano faz primeira captação de múltiplos órgãos e realiza transplante de coração