Leo Bandeira

Em depoimento ao MPF, prefeito de Lucena diz que técnica que aplicou vacinas erradas em crianças é ‘experiente’ e alega não saber o que aconteceu

Leo Bandeira também confessou que não participava ativamente da campanha de vacinação do município.

Prefeito de Lucena

Prefeito de Lucena, Leo Bandeira. — Foto:Reprodução

O prefeito de Lucena, Leo Bandeira, prestou depoimento ao Ministério Público Federal (MPF) na tarde desta segunda-feira (17) sobre a vacinação contra covid-19 em crianças com doses vencidas e destinadas a adultos, que ocorreu no último dia 7 de janeiro no município.

Na declaração, o gestor afirma ao órgão que tomou conhecimento do fato na última sexta-feira (14), ordenando, em seguida, o afastamento das pessoas responsáveis pelo evento, sendo essas uma enfermeira, a coordenadora de imunização e a técnica de enfermagem.

O próprio prefeito admite que sua participação na campanha de vacinação não era muito intensa, fazendo apenas uma visita a uma pessoa doente uma única vez. 

De acordo com Leo, as equipes de imunização do município são qualificadas, chegando inclusive a classificar a técnica de enfermagem que aplicou as vacinas erroneamente como “experiente” e que, portanto, não sabe o que levou a ela a praticar o ato.

No depoimento da técnica, no entanto, ela destaca que o contato com a prefeitura era muito difícil e que nunca havia encontrado o gestor pessoalmente.

Leo Bandeira também afirmou que está sendo apurado de quem partiu a determinação e que vai enviar lista de nomes das crianças que foram vacinadas indevidamente ao MPF.

A Secretaria de Saúde da Paraíba confirmou na noite desta segunda-feira (17) que 49 crianças com menos de 12 anos receberam vacina para adultos em Lucena. Destas, 13 foram vacinadas com doses dentro do prazo de validade e 36 que não estavam. Além das crianças, cerca de 200 pessoas, entre adolescentes e adultos, também receberam doses vencidas.

LEIA MAIS: 

COMPARTILHE

Bombando em Paraíba

1

Paraíba

Missa de Lava Pés marca a Quinta-feira Santa em João Pessoa; confira a programação

2

Paraíba

Aeroportos de João Pessoa e Campina Grande operam com aumento de 150% dos voos durante feriado da Semana Santa

3

Paraíba

Paraíba tem queda de quase 10% no número de nascimentos entre 2021 e 2022; maior diminuição do Brasil

4

Paraíba

“Vadia, te dou R$ 5 mil para você viver dedicada a mim”, disse médico preso por bater na esposa, na Paraíba

5

Paraíba

Câmara de João Pessoa vai homenagear ex-governador José Maranhão