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Energisa emite nota sobre a assinatura de TAC após denúncias de fraude

Apesar de emitir uma nota, a empresa não explicou exatamente o que levou à assinatura do Termo de Ajuste de Conduta

Energisa emite nota sobre a assinatura de TAC após denúncias de fraude

Várias denúncias chegaram ao Ministério Público sobre a instalação de “fios pretos” por funcionários da Energisa a mando da própria empresa — Foto:Divulgação

A Energisa emitiu uma nota à imprensa na manhã desta terça-feira (14) sobre a assinatura de Termo de Ajuste de Conduta (TAC) com o Ministério Público da Paraíba. Apesar de emitir uma nota, a empresa não explicou exatamente o que levou à assinatura da TAC. A Energisa afirma somente que a assinatura do Termo “visa unicamente o aprimoramento da comunicação ao consumidor”.

De acordo com a nota, o Ministério Público “não identificou qualquer irregularidade no procedimento denunciado e descartou a possibilidade de atuação indevida de qualquer de seus colaboradores”.

No mês de setembro de 2016, a Energisa assinou a TAC que determinou o pagamento de R$ 800 mil, sendo R$ 150 mil direcionados para Fundação Escola Superior do Ministério Público; R$ 50 mil para o Instituto São José (Hospital Padre Zé); e R$ 600 mil para o Fundo Especial de Defesa do Consumidor do MPPB, divido em três parcelas. Também foi decidido pelo Ministério Público o arquivamento da denúncia.

Várias denúncias chegaram ao Ministério Público sobre a instalação de “fios pretos” por funcionários da Energisa a mando da própria empresa por volta de 2010. Após a instalação dos fios nas casas dos consumidores, a empresa detectava os fios pretos e multava os consumidores sob a acusação de que eles desviavam energia, com a instalação de ‘gatos’.

Confira a nota na íntegra:

Nota à imprensa

A Energisa informa que a conclusão da investigação do Ministério Público da Paraíba sobre o episódio conhecido como “fio preto” não identificou qualquer irregularidade no procedimento denunciado e descartou a possibilidade de atuação indevida de qualquer de seus colaboradores.

Posteriormente, a empresa firmou com o mesmo Ministério Público um Termo de Ajustamento de Conduta que visa unicamente o aprimoramento da comunicação ao consumidor, assegurando o direito à informação de forma mais adequada e clara de diferentes produtos e serviços.

A Energisa reafirma o seu compromisso de trabalhar em prol do desenvolvimento do estado da Paraíba, servindo a todos os seus clientes com respeito e dedicação.

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