Ambiente bem cuidado, decoração criativa. Haroldo Tatoo Studio é um moderno estúdio de tatuagem, localizado na principal avenida de João Pessoa, a Epitácio Pessoa, endereço nobre e bem localizado. Símbolo das mudanças culturais que transformaram a tatuagem de algo marginal em um recurso estético, um elemento a mais de embelezamento. Tatuagem hoje é arte, e o aparato utilizado em nada lembra a época em que ela chegou a ser praticada com agulhas presas em suportes de canetas.
E Haroldo Alves Santos, proprietário do local e tatuador há mais de 20 anos na cidade, é quem nos fala sobre a realidade do mundo da tatuagem, em pleno início do Século XXI. Alguns documentos históricos indicam que a tatuagem já era praticada no Egito Antigo, entre 4.000 e 2.000 antes de Cristo (a.C.) e no Japão e China há pelo menos 7.000 anos.Uma das formas de modificação do corpo mais conhecida no mundo.
Afirmando que a tatuagem não é uma questão de vaidade, mas um estilo de vida que se alia ao atual culto da imagem, época de apurados padrões estéticos, Haroldo nos conta que costuma trabalhar de segunda a sábado, a partir das 9 horas da manhã, em uma jornada que habitualmente se estende pelas madrugadas.
Seu público é formado por pessoas de todas as idades, classes sociais e profissões. No caso dos menores de idade, ela só pode ser feita com a expressa autorização dos pais ou responsáveis. Se antes braços, ombros e pernas tatuadas eram visuais de roqueiros e sinal de protesto, hoje são os profissionais liberais os que se identificam com esse tipo de arte. A procura maior é por parte das mulheres, que muitas vezes são encaminhadas após uma cirurgia estética de umbigo ou mama, para corrigir ou disfarçar algum detalhe mal resolvido pelos cirurgiões.
Haroldo alerta que apesar de todo esse cuidado no exercício da profissão, ainda existem alguns profissionais que por motivos vários, na maioria das vezes econômicos, já que o cuidado necessário acaba saindo caro, que não seguem todas as regras de segurança. Por isso é necessário orientar e alertar os usuários dos serviços, para que ele exija segurança e qualidade quando for fazer sua tatuagem, afinal, é para sempre Segundo afirma o tatuador, mesmo as práticas mais modernas utilizadas na tentativa de desfazer, tirar, uma tatuagem, os resultados ainda não são muito positivos, e na maior parte das vezes, ainda ficam cicatrizes. O ideal é pensar bem, e escolher um bom profissional.
Sinal dos tempos – Do alto das suas incontáveis tatuagens, uma vez que já perdeu a conta de quantas estão espalhadas pelo corpo, geralmente feitas por colegas de profissão, durante os congressos que participa, ele nos fala que o preconceito hoje em dia praticamente não existe.
E nos apresenta à uma palavra fundamental quando se trata de realizar esse tipo de trabalho com segurança, a biosegurança. Haroldo afirma que hoje em dia, para atender à uma clientela bem informada e conscientizada, é necessário transformar o local onde se realiza a tatuagem em um pequeno centro cirúrgico. E não é exagero, pois ele se refere ao espaço onde trabalha como “clínica”, e mantém contrato para recolhimento de lixo cirúrgico. Outros detalhes são observados, como a manutenção de autoclave, desintegrador de agulhas, utilização de material descartável e detergentes especiais.É claro que todo esse cuidado reflete no valor cobrado pelo trabalho, que pode chegar a custar cinco mil reais, sendo que a tatuagem mais simples não sai por menos de sessenta, ou seja, 20% do atual Salário Mínimo praticado no País..
Como tudo começou – Considerando que essas civilizações foram pólos de descobrimento e comércio, não é difícil entender porque tatuagens foram encontradas mais tarde, em torno de 1.100 depois de Cristo (d.C.) por toda a Ásia, Polinésia e Nova Zelândia. Depois com os celtas, os pictos, os vikings, dinamarqueses, os normandos e os saxões. Nas Américas, o primeiro registro oficial é de 1846, mas os nativos já praticavam algum tipo de tatuagem.
Pode parecer lugar comum, mas o visual tatuado tem algo a ver com o mundo do surf, e essa afirmação não pretende ser pejorativa. Ela pode ser feita porque a palavra também foi utilizada pela primeira vez por James Cook, capitão que também foi o responsável pelo descobrimento do surf. Ele é considerado o pai da palavra “tattoo”.James Cook escreveu em seu diário, durante sua primeira viagem a Polinésia, a palavra “tatow”, também conhecida como “tatau”. Era exatamente esse o som feito durante a execução da tatuagem, onde se utilizavam ossos finos como agulhas e uma espécie de martelinho para introduzir a tinta na pele. Uma onomatopéia que significa bater. Apenas em 1891 seria patenteada a primeira máquina de tatuar, em Nova York, pelo irlandês Samuel O’Relly.
O conceito – Mas em relação ao surgimento do hábito de tatuar, existem grandes contradições. Esse é um daqueles conceitos considerados independentes, que se adapta perfeitamente ao mundo da tatuagem. Pois ela foi inventada e reinventada várias vezes. Em diferentes momentos e partes da Terra, em todos os continentes, com maior ou menor variação de propósitos, técnicas e resultados. Pode-se definir esse conceito, ou a ausência dele, com a frase do tatuador paraibano: “O homem perdeu a história da tatuagem”, afirma Haroldo.
Para entender o conceito de “multinascimento”, alguns críticos supõem que a tatuagem estava na bagagem das grandes migrações dos grupos humanos e por isso passou de um povo para outro. A arte pré-histórica tem vestígios de povos que cobriam o corpo. Marcas involuntárias adquiridas em guerras, eram motivo de orgulho e reconhecimento, de status. A marca no corpo era vista como uma diferenciação, o que acontece até hoje.
As pinturas definitivas, hoje conhecidas como tatuagens, eram utilizadas também por motivos religiosos, em rituais de guerra, e para marcar os fatos da vida biológica: nascimento, puberdade, reprodução e morte, por exemplo. Na clandestinidade, os primeiros cristãos se reconheciam por uma série de sinais tatuados, com destaque para a cruz. E foi na Idade Média, na Europa, que ela passou a ser considerada, por alguns grupos religiosos, como algo do demônio. Aliando-se à esse fato a prática da tatuagem por piratas e conquistadores, é de se supor que o período de marginalidade vivido por seus praticantes até bem pouco tempo, tenha começado nesse período.
O consumidor da arte de tatuar o próprio corpo em João Pessoa – Enquanto conversávamos com Haroldo, aproveitamos para ouvir as pessoas que faziam tatuagem em seu estúdio, na manhã da última sexta-feira (03), o que nos forneceu um rápido panorama do perfil do consumidor para esse tipo de “produto”, a arte no próprio corpo.
Allan Denizard, 30 anos, professor de Educação Física
“Desde jovem tinha a vontade de me tatuar, mas foi vendo o meu irmão que acabei criando coragem. Fiz a minha primeira tatuagem aos 26 anos, e agora estou fazendo a segunda, sempre com motivos indígenas”.
Andréa, 26 anos, Enfermeira
“Vou fazer a tatuagem de um anjo em homenagem ao meu filho, Pedro. Mas estou morrendo de nervosa”.
Allisson, 23 anos,Músico
“Gosto dos motivos orientais. Comecei fazendo uma pequena, que fui aumentando, acrescentado outros elementos”.
Cuidados que devem ser observados por quem pretende fazer uma tatuagem
Antes da tatuagem
* Escolha um tatuador de confiança, preocupado com a higiene e com a qualidade do trabalho.
* Faça uma visita ao estúdio e conferira as condições de higiene.
* Analise os trabalhos realizados pelo tatuador escolhido.
* Escolha um tatuador que domine o estilo de tatuagem que você pretende fazer.
* Conversar com o tatuador é muito importante, não guarde dúvidas e peça sugestões.
* No caso de cicatrizes e manchas consulte seu dermatologista antes de se tatuar.
* Cuidado com Tatuagens que simbolizam bandas, times, nome de namorado(a), crença etc… (pois existe o risco de você se arrepender).
* Separe um bom tempo para pesquisar o seu desenho, caso você já não tenha definido, internet e revistas especializadas são boas fontes de pesquisas.
* Não escolha um tatuador pelo preço de suas tatuagens.
Durante a cicatrização
* Lave a tatuagem com água e sabonete neutro ou anti-séptico.
* Com as mãos e a tatuagem devidamente limpas, utilizar a pomada cicatrizante indicada por seu tatuador, evitando excessos.
* Evite sol diretamente sobre a área tatuada.
* Não se banhe em mar ou piscina, nada que deixe a tatuagem imersa, pois isto faz com que as cascas se soltem antes do processo de cicatrização ter terminado, podendo causar falhas na tatuagem.
* Não freqüente sauna.
* Nunca coçar ou arrancar as cascas (caso se forme).
* Não esfregue a toalha ao banhar-se.
* Use roupas leves, evitando atritos com a tatuagem, pois as fibras da roupa podem grudar na casquinha que se forma.
* Qualquer eventual retoque só pode ser feito depois de encerrado o período de cicatrização, em caso de dúvidas, entre em contato com seu tatuador.
* Não aceite conselhos de pessoas leigas no assunto.
Após a cicatrização
* Use bloqueador solar sempre que expor a tatuagem ao sol.
* Use sempre um hidratante para a pele no local da tatuagem.
* Tome, Cuidado com arranhões e cortes no local da tatuagem.
Lilla Ferreira
ClickPB
[ESPECIAL]A arte de tatuar: cultura em transformação, que traduz um es
None
Paraíba
Paraíba
Paraíba
Paraíba
Paraíba