Equipamento

Estudante de medicina da Paraíba desenvolve equipamento que pode reduzir número de mortes em acidentes automobilístico

Milton Cabral de Melo desenvolveu o dispositivo que promete salvar vidas em atendimento pré-hospitalar, estabilizando pacientes instáveis com fraturas pélvicas, que ocorrem nos ossos da bacia.

Estudante de medicina da Paraíba desenvolve equipamento que pode reduzir número de mortes em acidentes automobilístico

Milton Cabral de Melo desenvolveu o dispositivo que promete salvar vidas em atendimento pré-hospitalar — Foto:Reprodução

Um estudante do 7º período de medicina do Centro Universitário de João Pessoa (Unipê) desenvolveu um equipamento que pode reduzir o número de mortes em acidentes automobilísticos. Milton Cabral de Melo desenvolveu o dispositivo que promete salvar vidas em atendimento pré-hospitalar, estabilizando pacientes instáveis com fraturas pélvicas, que ocorrem nos ossos da bacia. 

O dispositivo funciona pressionando as estruturas ósseas e tecidos moles da região do quadril, dando estabilidade e segurança no manejo da cena do acidente ao Hospital. Segundo Milton Cabral, é regulável e apresenta fixação com talas laterais removíveis para adaptação ao biótipo do paciente. 

Ele explicou que as fraturas nos ossos pélvicos (ossos da bacia) podem gerar lesões em grandes vasos que passam próximos a esses ossos provocando assim hemorragias internas e instabilidade hemodinâmica. “Que pode levar o paciente a um choque hipovolêmico e em poucos minutos óbito.  Com o equipamento pretendemos diminuir a taxa de mortalidade observada em indivíduos que são acometidos por esse tipo de lesão principalmente em acidentes automobilísticos”, destacou.
 
O projeto do dispositivo foi patenteado pelo autor e posteriormente apresentado no Congresso Paraibano de Medicina de Emergência. A intensão do criador do dispositivo é doar a patente ao Ministério da Saúde. Milton ressaltou que o seu sonho é que todas as ambulâncias do país possam contar com a ajuda desse instrumento que salva vidas.

COMPARTILHE

Bombando em Paraíba

1

Paraíba

Eleição para novo reitor da UFPB é amanhã e terá 46 mil votantes; conheça propostas de cada chapa

2

Paraíba

Eleições UFPB: conheça propostas da chapa Terezinha e Mônica

3

Paraíba

Eleições UFPB: Conheça propostas da chapa Lucídio e João

4

Paraíba

Eleições UFPB: conheça propostas da chapa Valdiney e Rita de Cássia

5

Paraíba

Tribunal de Justiça aprova criação de mais sete vagas para desembargador na Paraíba