Criatividade

Estudante do IFPB cria aplicativo que combate fake news e ajuda consumidor a denunciar preços abusivos durante pandemia

No app “COVID 19: Utilidade Pública” também é possível denunciar prática de preços abusivos.

Estudante do IFPB cria aplicativo que combate fake news e ajuda consumidor a denunciar preços abusivos durante pandemia

Segundo Leandro, outra utilidade do aplicativo é evitar a disseminação de notícias falsas, as chamadas Fakes News, relacionadas à pandemia.​ — Foto:reprodução

Um estudante do IFPB campus João Pessoa provou que os dias de isolamento social podem ser bem produtivos. Leandro Cabral, do curso superior de Tecnologia em Sistema de Telecomunicações, criou recentemente o aplicativo COVID 19: Utilidade Pública. O objetivo do app é levar informações de fontes confiáveis para o usuário sobre a COVID-19 e combater o abuso de preços nos produtos mais procurados na época de pandemia.

O aplicativo foi lançado há dois dias e já conta com mais de 100 downloads. O app está hospedado na plataforma Uptodown, que é um portal internacional para downloads de software em desktops e aplicativos móveis.

Segundo Leandro, outra utilidade do aplicativo é evitar a disseminação de notícias falsas, as chamadas Fakes News, relacionadas à pandemia.

“Eu desenvolvi o aplicativo com o intuito de ajudar os usuários com informações acerca da atual situação mundial relacionada ao coronavírus de forma ágil, fácil e com credibilidade, fugindo, dessa forma, das fake News”, frisa Leandro. Ele acrescenta que o aplicativo também conta com recursos nos quais os usuários podem denunciar junto ao órgão responsável por combater a prática de preços abusivos, como o PROCON.

O aplicativo conta com 4 módulos. O primeiro é Situação Mundial (em tempo real), nesse módulo o usuário tem a opção de ver como está atual situação de seu país ou estado por meio de informações gráficas e números estatísticos, além de notícias verídicas. Sobre o coronavírus é o segundo módulo e nele a pessoa tem a possibilidade de saber como se proteger, quem está no grupo de risco e o motivo da quarentena, entre outras informações.

As outras duas opções são utilizadas para denúncia. No módulo Procon PB – Denúncia Online, o usuário tem a opção de fazer uma denúncia formal junto ao órgão responsável. Já a opção Denúncia Online via Whatsapp, o usuário tem a possibilidade de manter contato com o órgão de forma instantânea e sem burocracia. A denúncia é enviada e o usuário tem um retorno mais ágil.

“Ainda não existe nenhum app similar, que leve informações e ao mesmo tempo o usuário tenha a opção de denúncia tudo em apenas uma plataforma de forma simples, rápido e sem burocracia, tudo na palma da mão”, destaca o estudante.

Instalação

Para instalar o app, basta acessar o site Uptodown  e buscar no site por: COVID 19: Utilidade Pública, ou clique aqui. Ao clicar no app, o usuário tem que permitir a instalação em seu aparelho. “O aplicativo está disponível apenas para plataforma Android, porém estou desenvolvendo uma versão para plataforma IOS”, explica Leandro.

COMPARTILHE

Bombando em Paraíba

1

Paraíba

Prefeitura de Aguiar gasta R$ 175 mil com dois shows para festa de ‘João Pedro’

2

Paraíba

Operação policial apreende armas de fogo e prende sete suspeitos de integrar facções criminosas em Patos

3

Paraíba

Polícia Civil prende homem com armas de fogo, munições e celulares sem nota fiscal em Juazeirinho

4

Paraíba

Especialista explica como ficou ‘lei das saidinhas’ após mudanças no governo Lula

5

Paraíba

João Pessoa tem oficina gratuita para ajudar contribuinte a declarar Imposto de Renda; veja como participar