Tecnologia

Evento Hack@ Power traz maratona de desenvolvimento, desafios e palestras na UFPB; Confira programação

A abertura oficial será às 8h, com fala do presidente do TRT-13, desembargador Thiago Andrade, e, em seguida, apresentação do Projeto Meninas na Ciência da Computação (MCC), da UFPB.

Evento Hack@ Power traz maratona de desenvolvimento, desafios e palestras na UFPB; Confira programação

Ao longo de três dias, o evento reunirá as estudantes que, divididas em equipes de 3 a 5 pessoas, deverão encontrar soluções para os desafios que integram os eixos de inclusão, sustentabilidade e empregabilidade. — Foto:Reprodução

Com as 100 vagas totalmente preenchidas, o Hack@ Power, um hackathon feminino voltado a estudantes da rede pública de ensino, terá início neste sábado (15), no Sectras (Sistemas de Ensino em Ciências e Tecnologias), a partir das 7h30, quando ocorrerá o credenciamento das participantes. A abertura oficial será às 8h, com fala do presidente do TRT-13, desembargador Thiago Andrade, e, em seguida, apresentação do Projeto Meninas na Ciência da Computação (MCC), da UFPB.

Ao longo de três dias, o evento reunirá as estudantes que, divididas em equipes de 3 a 5 pessoas, deverão encontrar soluções para os desafios que integram os eixos de inclusão, sustentabilidade e empregabilidade. O hackathon será realizado tanto presencial quanto à distância e, ao final, as equipes que apresentarem as melhores soluções serão premiadas.

A programação do primeiro dia será totalmente voltada à maratona de desenvolvimento, com apresentação das regras e metodologia de trabalho do hackathon; detalhamento dos desafios; prototipação das soluções; e informações sobre prazos e submissão dos trabalhos finais. Também serão repassadas às participantes informações sobre o Space Apps Challenge, um hackathon internacional de 48 horas de duração promovido pela Nasa para a construção de soluções para problemas reais, usando dados abertos da instituição. Anualmente, acontecem seletivas regionais e, neste ano, as vencedoras do Hack@ Power terão vaga garantida nas seletivas de João Pessoa.

No domingo, cujas atividades serão realizadas remotamente, as soluções deverão ser finalizadas e submetidas até às 14h. Depois desse prazo, os trabalhos serão avaliados pela banca examinadora. Entre as integrantes da banca está a servidora do TRT-13, Fernanda Lima, representando a instituição.

Último dia – O terceiro momento do evento ocorrerá no dia 17 (segunda-feira), quando as atividades presenciais serão retomadas, desta vez no auditório do Fórum Maximiano Figueiredo (Tribunal Regional do Trabalho da Paraíba), em João Pessoa. A partir das 8h, o último dia do hackathon terá abertura oficial feita pelo presidente do TRT-13, desembargador Thiago Andrade.

Uma das palestras mais esperadas é a da pesquisadora Maria Lúcia de Santana Braga, que ministrará sobre o “Programa Mulher e Ciência: uma política para a equidade de gênero no Brasil” na manhã do último dia de evento. Doutora em Sociologia pela Universidade de Brasília (2002), ela é analista em Ciência e Tecnologia do CNPq, integra a equipe do Programa Mulher e Ciência e foi gestora das duas Chamadas Públicas do  CNPq/MCTI voltadas para a inclusão de mais meninas e mulheres nas Ciências Exatas, Engenharias e Computação. É pesquisadora nas áreas de relações raciais e de gênero; estudos feministas; e participação das mulheres nas ciências e tecnologias. 

Ao longo do dia, será realizada uma série de palestras e mesas redondas abordando temas como tecnologia e presença feminina, mercado de trabalho e empoderamento feminino na tecnologia. Na parte da tarde, haverá, ainda, sorteio de brindes e a divulgação e premiação das equipes vencedoras. Para o responsável pela Divisão de Inovação do TRT-13, Marcelo Moura, a expectativa é que o evento seja a porta de entrada para meninas que não tinham certeza se a tecnologia era uma opção para seguir uma carreira profissional. 

“Espero que seja um estímulo para aquelas que já escolheram o caminho e uma satisfação para as mulheres já estabelecidas na área, que estão ajudando na organização do evento, acompanharem o desenvolvimento dessa nova geração que estamos formando. Por fim, espero que seja uma mensagem clara para toda a sociedade de que o lugar das mulheres é onde elas quiserem estar”, pontuou.

Hack@ Power – O evento é promovido pelo Hub de Inovação Farol Digital de João Pessoa, em colaboração com o Tribunal Regional do Trabalho da Paraíba (13ª Região), Sebrae/PB e o projeto Meninas na Ciência da Computação (MCC) da UFPB. A analista técnica do Sebrae/PB, Rafaella Catão, afirmou que a maratona busca impactar positivamente e contribuir com o estímulo ao empreendedorismo jovem e feminino no estado. 

“O evento tem como objetivo fomentar o empreendedorismo feminino e dar visibilidade às mulheres empreendedoras da Paraíba. Além disso, eventos como esse se tornam uma oportunidade única para reunir mulheres empreendedoras e discutir temas relevantes que impactam a criação e o desenvolvimento de negócios em nosso estado”, disse.

#PraTodosVerem: A matéria possui uma foto da palestrante Maria Lúcia de Santana Braga, do CNPq, que é branca, possui cabelos curtos e grisalhos, usa óculos de grau com armação vermelha e blusa verde com detalhes nas cores creme e azul.

COMPARTILHE

Bombando em Paraíba

1

Paraíba

Senado aprova voto de aplauso ao desembargador paraibano José Ricardo Porto por posicionamento contra racismo

2

Paraíba

Prefeitura de Riacho dos Cavalos vai gastar mais de R$ 2 milhões em material de construção

3

Paraíba

Lucas Ribeiro prevê união da oposição em Campina Grande e nome do candidato escolhido até o São João

4

Paraíba

Influencer relata barulho e telhas “descendo como dominó” durante acidente em casa de show Up Garden: “Deus livrou a gente”

5

Paraíba

Morre em João Pessoa o jornalista José Carlos dos Anjos Wallach