Pânico do medo

Ex-secretário de Saúde de Lucena diz que ficou em depressão e que não saiu de casa após saber que crianças foram vacinadas indevidamente

Portador de labirintite, Antônio Paulo afirma ter tido sintomas da doença quando soube da vacinação em crianças no município e alega que não teve condições de acompanhar o caso.

Ex-secretário de Saúde de Lucena diz que ficou em depressão e que não saiu de casa após saber que crianças foram vacinadas indevidamente

Ex-secretário de Saúde de Lucena, Antônio Paulo. — Foto:Reprodução

Em seu depoimento ao Ministério Público Federal na Paraíba (MPF-PB) na manhã desta quarta-feira (19), o ex-secretário de Saúde de Lucena, Antônio Paulo, afirmou que estava em uma reunião em João Pessoa quando soube do caso da vacinação contra covid-19 em crianças com doses para adultos. A informação, segundo conta, chegou na última quinta-feira (13). 

No dia seguinte, ele começou a passar mal e ter sintomas de labirintite, além de problemas psicológicos. Na declaração ao MPF, ele disse que ficou “em depressão” pois considerava a situação grave e que comunicou ao prefeito de Lucena, Leo Bandeira, que achava que não ia dar conta de resolver o problema e que não teria condições de acompanhar o caso.

Ele informa que descobriu ter um “pânico do medo” e que não saiu mais de casa por estar sob efeito de medicamentos, repassando as responsabilidades do gerenciamento da crise à diretora em Saúde e à diretora de Vigilância em Saúde da cidade.

Ele alega que um dos agravantes é que em Lucena apenas 60% da população está vacinada e atribuiu a baixa adesão à vacinação ao fato de grande parte dos habitantes serem evangélicos e, por isso, duvidarem da eficácia da vacina. Segundo Antônio, isso atrapalhou o aumento da imunização na cidade.

O ex-secretário também disse ter certeza que nenhum chefe de setor autorizou a aplicação de vacinas para adultos em crianças e que todas as etapas da vacinação estavam sendo cumpridas à risca conforme as normas do Estado.

Ao todo, 49 crianças foram vacinadas, das quais 13 com imunizante dentro do prazo de validade e 36 com imunizantes vencidos. Outras 200 pessoas, entre jovens e adultos, tomaram a vacina fora do prazo de conservação.

Confira o depoimento do ex-secretário de Saúde de Lucena, Antônio Paulo, ao MPF:

COMPARTILHE

Bombando em Paraíba

1

Paraíba

Resultado da eleição na UFPB deve sair na madrugada de amanhã

2

Paraíba

Prefeitura de Campina Grande investe em ações para atrair empreendimentos e empregos durante evento em São Paulo

3

Paraíba

Pesquisa mostra queda de 17,6% na insegurança alimentar na Paraíba

4

Paraíba

João Azevêdo anuncia remissão e anistia de dívidas das empresas produtoras de redes e produtos similares, na Paraíba

5

Paraíba

Estádios Almeidão e Amigão vão receber nova iluminação em LED ainda este ano, revela secretário de Esportes