Novidade que vem por aí

A Rede Click vai trazer muitas novidades. Você vai poder enviar notícias através do VCnoClick, anunciar gratuitamente seus produtos e serviços no Click Classificados e concorrer a prêmios com o Click Vantagens.

Deixe seu contato e seja um dos primeiros a ser avisado quando a Rede Click entrar no ar!

Por favor insira um e-mail válido
Contato registrado com sucesso!

Paraíba

Editoria sobre Paraíba ir para editoria →

Referência

Exame que irá dizer se paciente paraibano tem novo Coronavírus é realizado no Pará

Na rede pública, apenas quatro laboratórios de referência realizam o exame. Alguns laboratórios da rede privada já criaram seus testes.

Exames para diagnosticar novo vírus só são feitos em quatro laboratórios (Foto: Reprodução)

Por

O exame que irá diagnosticar se o paciente que está internado no Hospital Clementino Fraga, em João Pessoa, tem realmente o novo Coronavírus está sendo realizado no Instituto Evandro Chagas, em Belém do Pará.

Na rede pública, apenas quatro laboratórios de referência estão aptos a realizar o exame: o Instituto Adolfo Lutz (SP), Instituto Evandro Chagas (PA), Fiocruz (RJ) e Laboratório Central de Goiás. Este último foi incluído na lista após os brasileiros repatriados da China passarem o período de quarentena naquele estado.

"Existe uma determinação do Ministério da Saúde para centralizar as informações", explicou o secretário de Estado da Saúde, Geraldo Medeiros, sobre a necessidade de enviar o exame para o estado do Pará.

Laboratórios privados brasileiros já criaram e disponibilizaram seus próprios testes para diagnosticar o Covid-19. A rede Dasa e o laboratório Fleury, por exemplo, prometem resultados em até três horas, de acordo com informações publicadas pela Folha de S. Paulo.

Apesar disso, a recomendação atual é que eles sejam empregados com cautela, apenas em pessoas com grande chance de estarem infectadas. Os exames só podem ser realizados em hospitais parceiros. Por ser tratar de uma situação crítica, o preço cobrado é o de custo (cerca de R$ 150) e pode variar de acordo com a instituição onde o material é coletado.

Os testes do setor privado ainda não são cobertos pelos planos de saúde porque não constam no rol de procedimentos obrigatórios da Agência Nacional de Saúde, que regula o setor. A expectativa é que a inclusão aconteça nas próximas semanas, já que se trata de uma emergência de saúde.



Compartilhe:

Comentários (0)

Comentar

Destaque

ir para editoria →

Luciano Cartaxo concede gratificação de até 53,6% para profissionais de saúde na linha de frente contra a Covid-19

Após decisão judicial, circulação de trens na Grande João Pessoa é suspensa até 14 de junho

Cagepa interrompe abastecimento de água em três bairros de João Pessoa nesta terça-feira

Barreiras sanitárias são retomadas no trânsito de João Pessoa em prevenção à covid-19 e sanções só serão aplicadas a partir da próxima quarta-feira