Seleção

Exigência de nível superior para CFO na Paraíba é adiada para 2020

Somente no final de 2020 é que os candidatos terão que possuir curso superior e serão submetidos a um concurso.

Exigência de nível superior para CFO na Paraíba é adiada para 2020

Foto: Walla Santos/ClickPB/Arquivo

A seleção para o Curso de Formação de Oficiais (CFO) da Polícia e Bombeiros Militares na Paraíba em 2019 será ainda feita através do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Somente no final de 2020 é que os candidatos terão que possuir curso superior e serão submetidos a um concurso. Isso significa que estes selecionados começam o curso de formação no ano de 2021.

Em entrevista ao ClickPB, o coronel Ronildo, comandante do Centro de Educação da Polícia Militar, explicou que a partir de 2020 será contratada uma banca para a realização de concurso.

No final de 2018 o ex-governador Ricardo Coutinho assinou a nova lei de educação da Polícia Militar especificando a seleção para ingresso dos oficiais. Somente a partir de 2020 é que a seleção será voltada especificamente para pessoas com ensino superior e através de concurso.

De acordo com o coronel Ronildo, o futuro oficial já deverá ingressar no Curso de Formação com o nível superior concluído. “Quer dizer que já vem com preparo melhor, mais conhecimento e isso deve refletir na formação militar e posteriormente a sociedade será maior beneficiária”, acredita o comandante.

No fim de 2018 o ClickPB havia antecipado que a seleção não seria mais feita através da nota do Enem. No entanto, a mudança foi adiada.

A equipe de reportagem do ClickPB foi procurada por um internauta interessado no processo de seleção do CFO. Ele relatou que os alunos estavam sem saber se estudavam para o Enem ou se focavam em matérias possíveis para um concurso público.

O atual processo seletivo para o Curso de Formação de Oficiais (CFO) está em andamento. Após a seleção pelo Enem, a segunda etapa é o exame psicotécnico dentro do limite de vagas. Logo após isso, vem o teste físico e o exame de saúde. A expectativa é de que a seleção seja concluída até o mês de abril.

COMPARTILHE

Bombando em Paraíba

1

Paraíba

Vazamento de gás causa pânico entre moradores do bairro do Altiplano, em João Pessoa

2

Paraíba

Presidente José Willian divulga carta propondo o fim da reeleição na Fiep

3

Paraíba

Campina Grande mostra recuperação e tem saldo positivo de empregos em fevereiro

4

Paraíba

Semana Santa: confira a programação completa do Tríduo Pascal na Família Consolação

5

Paraíba

Ministério Público investiga denúncia de contratação irregular de servidores pela Prefeitura de Condado