
DER anuncia intervenção após problemas na balsa que faz travessia Lucena-Cabedelo e empresa pode ser multadaFoto: Divulgação/DER-PB
Após uma série de falhas na balsa entre Cabedelo e Costinha, em Lucena, a empresa poderá perder a concessão para operar no local, segundo revelou o diretor da Divisão de Operação e Fiscalização do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-PB), Fleming Cabral. Em entrevista ao programa Arapuan Verdade, nesta quinta-feira (4), ele informou que o DER e a Marinha do Brasil estão investigando o novo problema apresentado, na manhã desta quinta, na balsa que quebrou durante a travessia e deixou passageiros à deriva.
“Estamos adotando a providência de pedir, oficialmente, as informações com relação ao caso. E, junto com a Marinha, nós sabermos quais providências vamos adotar. É possível, contratualmente, o cancelamento da concessão”, declarou Fleming, como verificou o ClickPB.
Ele disse que “é um problema que se repete. A empresa foi notificada pela manhã. Nós estamos aguardando o relatório dessa situação para alguma providência administrativa.”
Fleming Cabral destacou que ocorreu, hoje, “um problema com o motor de um dos rebocadores. O outro rebocador que poderia substituir também estava com problema. As pessoas, então, tiveram que ser transferidas para um catamarã.”
O diretor relatou que foi feita “uma notificação à empresa para, no prazo de cinco dias, informar sobre os problemas e o porquê estão ocorrendo de forma repetida. Após isso, vamos tomar as iniciativas para fazer as devidas providências sobre a parte contratual.”
Fleming lembrou que o DER-PB detectou problemas como o não cumprimento dos horários e que a questão da manutenção é acompanhada pela Marinha e que soube que as balsas estão com inspeções em dia. Ele explicou que o problema de hoje foi no motor e que não tem relação com o risco da navegabilidade, como casco furado ou outra questão que provocasse, por exemplo, risco de naufrágio. Por isso, a balsa sempre volta a operar.
De toda forma, a questão contratual será analisada diante das recorrentes falhas na operação.
