Saúde

Falta de medicamentos em farmácias de João Pessoa persiste e contribui para retorno de criança em hospitais; médico alerta que “desabastecimento é em todo o país”

A falta de medicamento nas farmácias de João Pessoa segue tirando o sono de muitos pais que enfrentam noites em claro cuidando dos filhos, mas sem conseguir continuar o tratamento indicado pelos médicos.

Falta de medicamentos em farmácias de João Pessoa persiste e contribui para retorno de criança em hospitais; médico alerta que "desabastecimento é em todo o país"

O fato tem gerado um retorno de bebês e crianças aos hospitais. Essa foi a constatação do médico, diretor do Hospital Clementino Fraga​, Fernando Chagas, em entrevista ao ClickPB, nesta terça-feira (7). — Foto:reprodução

A falta de medicamento nas farmácias de João Pessoa segue tirando o sono de muitos pais que enfrentam noites em claro cuidando dos filhos, mas sem conseguir continuar o tratamento indicado pelos médicos. O fato tem gerado um retorno de bebês e crianças aos hospitais. Essa foi a constatação do médico, diretor do Hospital Clementino Fraga, Fernando Chagas, em entrevista ao ClickPB, nesta terça-feira (7). 

“O aumento dos casos de gripes já era esperado, mas houve uma sobreposição de muitas doenças de uma vez só. No início do ano, tivemos mais arborvitaes, em seguida doenças diarreicas em crianças e idosos, e nos demais meses, as doenças respiratórias. Com a mudança do clima, as chuvas, as pessoas se aglomeram e os vírus respiratórios acabam transmitindo mais. No começo do ano todo mundo estava se cuidando por conta da covid-19, usando máscaras e evitando aglomerações, então se adoeceu menos. Logo depois, começou a liberar mais e sair mais, então apareceu de uma vez só todas essas doenças. “, explicou. 

“Para completar esse cenário, enfrentamos um desabastecimento da indústria farmacêutica em todo o país. Se passarmos um remédio como antibiótico para os país comprarem corre o risco de não acharem. Vai ser difícil achar nas farmácias. Está faltando esses produtos e outros, como o soro. Então, isso contribui mais para esses aumentos, pois a criança acaba voltando para os atendimentos nos hospitais”, avaliou. 

Um dos gerentes de uma rede de farmácias da cidade destacou que o repasse desses medicamentos continuam sem previsão. Os remédios mais procurados e que estão em falta nas prateleiras são: Novalgina Baby, Amoxilina, Cefaclor, entrou outros. “Os pedidos são sempre reforçados, mas permanecemos com a falta desses medicamentos. Não é algo local, diversas distribuidoras passam pelo mesmo problema”, disse.

Saiba mais:

Pais reclamam de falta de remédios em farmácias de João Pessoa; Antibiótico é o mais procurado e distribuidoras estão sem estoques

COMPARTILHE

Bombando em Paraíba

1

Paraíba

Prefeitura de Aguiar gasta R$ 175 mil com dois shows para festa de ‘João Pedro’

2

Paraíba

Operação policial apreende armas de fogo e prende sete suspeitos de integrar facções criminosas em Patos

3

Paraíba

Polícia Civil prende homem com armas de fogo, munições e celulares sem nota fiscal em Juazeirinho

4

Paraíba

Especialista explica como ficou ‘lei das saidinhas’ após mudanças no governo Lula

5

Paraíba

João Pessoa tem oficina gratuita para ajudar contribuinte a declarar Imposto de Renda; veja como participar