Pandemia

Falta de vacinas para idosos em João Pessoa foi consequência de recomendação do Ministério da Saúde, diz secretária executiva de saúde

Como acompanhou o ClickPB, durante a entrevista concedida por ela, ao programa Arapuan Verdade, nesta quarta-feira (14), outros fatores também foram dados como justificativa.

Falta de vacinas para idosos em João Pessoa foi consequência de recomendação do Ministério da Saúde, diz secretária executiva de saúde

Dados do Ministério da Saúde, indicam que mais de 40,2 mil pessoas, na Paraíba, ainda não tomaram a segunda dose de vacina contra a Covid-19​. — Foto:reprodução

O caos gerado pela falta de vacinas e de informações aos idosos de João Pessoa foi justificado pela secretária executiva de saúde, Rossana Sá, como sendo consequência da recomendação do Ministério da Saúde em usar todo o estoque de vacinas que estavam sendo guardadas para a aplicação da segunda dose. Como acompanhou o ClickPB, durante a entrevista concedida por ela, ao programa Arapuan Verdade, nesta quarta-feira (14), outros fatores também foram dados como justificativa. 

“Não faltou planejamento. O que tivemos foi uma recomendação do Ministério da Saúde, orientando os gestores municipais, para usar os estoques da segunda dose para atingir o maior número de pessoas, garantindo que não iria falta vacinas. Além disso, nós tivemos mais de 20 mil pessoas de outros municípios se vacinando em João Pessoa. Somando a isso, nas últimas remessas, o Governo do Estado foi intimado a descontar 10 mil vacinas por conta de um erro técnico. Ou seja, já estamos trabalhando com 30 mil vacinas a menos. Houve também um atraso dos insumos ao Butantan. Isso também acarretou toda a falta da vacina”, explicou. 

Filas quilométricas e aglomerações foram registradas nos últimos dias nos locais de vacinação, após mudanças nos horários de vacinação, problemas no aplicativo e falta de informações aos idosos. Dados do Ministério da Saúde, indicam que mais de 40,2 mil pessoas, na Paraíba, ainda não tomaram a segunda dose de vacina contra a Covid-19.

De acordo com a gestora, pelo menos 110.250 novas doses de vacinas contra a Covid-19 estarão chegando ao estado, sendo 66.250 são da Oxford/Astrazêneca e 44 mil Butantan/CoronaVac. “Na hora que recebermos essas vacinas iremos focar na aplicação da segunda dose”, destacou. 

COMPARTILHE

Bombando em Paraíba

1

Paraíba

Prefeitura de Campina Grande inicia obra de ampliação do Parque do Povo para o São João

2

Paraíba

Prefeitura de Cabedelo oferece isenção de IPTU e ITBI a famílias com imóveis construídos pelo Minha Casa, Minha Vida

3

Paraíba

Inmet emite alerta de chuvas intensas e ventos de até 60 km/h para 52 municípios do Sertão paraibano

4

Paraíba

Paraibana vai receber indenização de R$ 5 mil após atraso de 10 horas em voo da LATAM

5

Paraíba

Negócio de família: Prefeitura de Curral de Cima teria montado esquema milionário de empréstimos, mostra denúncia